Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de opiniões: bases teóricas e aplicações

Processo: 08/00383-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:André Cavalcanti Rocha Martins
Beneficiário:André Cavalcanti Rocha Martins
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica estatística  Teoria da decisão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agentes | Dinâmica de Opiniões | Estatística Bayesiana | Mecânica Estatística | Mecânica Estatística

Resumo

Dinâmica de Opiniões é a área onde os métodos da Mecânica Estatística são aplicados de forma a entender como as características apresentadas por grandes grupos de pessoas surgem como consequência de regras simples sobre como agentes mudam de opinião e se influenciam mutuamente. Fenômenos como o surgimento de consensos, a emergência de posições extremas, distribuições de votos e tendências de eleições em terminarem próximas a 50% com mais frequência do que seria esperado são características já previstas por diferentes modelos. Este projeto tem por objetivo desenvolver melhor o conhecimento na área, tanto de um ponto de vista de princípios básicos, como através do estudo de algumas destas aplicações. Em um modelo recentemente proposto por mim, baseado em princípios básicos de Teoria da Decisão, o "Continuous Opinions and Discrete Actions'' (CODA), foi observada a emergência do extremismo mesmo em um sistema composto de agentes que inicialmente, possuiam opiniões moderadas. Extensões e aplicações deste modelo serão desenvolvidas, de forma a entender melhor como o extremismo pode se espalhar em uma sociedade. O modelo será aplicado também a problemas como a modelagem da opinião de agentes sobre problemas científicos e ao problema da escolha entre produtos por consumidores. Além disso, irei também investigar as bases teóricas, tanto do ponto de vista de aplicações de Teoria da Decisão na modelagem de agentes racionais ,assim como a partir do comportamento observado de seres humanos. A idéia é que ambas as áreas podem fornecer melhores bases para a criação de modelos de dinâmica de opiniões mais realistas, contribuindo para uma base teórica mais sólida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICENTE, RENATO; MARTINS, ANDRE C. R.; CATICHA, NESTOR. Opinion dynamics of learning agents: does seeking consensus lead to disagreement?. JOURNAL OF STATISTICAL MECHANICS-THEORY AND EXPERIMENT, . (08/00383-9)
MARTINS, ANDRE C. R.; KUBA, CLEBER D.. THE IMPORTANCE OF DISAGREEING: CONTRARIANS AND EXTREMISM IN THE CODA MODEL. Advances in Complex Systems, v. 13, n. 5, p. 621-634, . (08/00383-9)
VICENTE, RENATO; MARTINS, ANDRE C. R.; CATICHA, NESTOR. Opinion dynamics of learning agents: does seeking consensus lead to disagreement?. JOURNAL OF STATISTICAL MECHANICS-THEORY AND EXPERIMENT, v. N/A, p. 14-pg., . (08/00383-9)
MARTINS, ANDRE C. R.; PEREIRA, CARLOS DE B.; VICENTE, RENATO. An opinion dynamics model for the diffusion of innovations. PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS, v. 388, n. 15-16, p. 3225-3232, . (08/00383-9)