Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da distribuição de manchas de folhas na estrutura de macroinvertebrados de riachos

Processo: 08/02467-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcel Okamoto Tanaka
Beneficiário:Fábio Toshiro Taquicava Hanashiro
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cerrado   Decomposição   Riachos   Macroinvertebrados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cerrado | Decomposição | dinâmica de manchas | macroinvertebrados | riachos | tipo de substrato | Ecologia de riachos

Resumo

Diversos estudos mostram que as paisagens podem ser entendidas como mosaicos de manchas de habitat, resultando numa distribuição heterogênea de recursos que os organismos podem utilizar; assim, a organização dessas manchas influi na ocupação das paisagens. Em riachos, a maioria dos estudos está restrita a sistemas com fundos rochosos e pouco se sabe sobre essa dinâmica e distribuição em riachos de fundo arenoso. Por essa razão, temos como objetivo testar a hipótese que a distribuição dos substratos em riachos de fundo arenoso é homogênea ou heterogênea, e quais fatores influenciam essa distribuição. Avaliaremos a organização dos substratos em duas fases distintas: uma descrição inicial dos ambientes a serem estudados por meio de técnicas de ecologia de paisagem sobre a distribuição do substrato, e uma segunda fase experimental, avaliando a possível resposta dos macroinvertebrados bentônicos em relação a diferentes distribuições espaciais de substrato. A escolha desses organismos justifica-se pela conhecida sensibilidade a características dos habitats. Implantaremos parcelas com diferentes tipos de tratamento, onde sacos com folhas obtidas da mata ciliar serão distribuídos de diferentes maneiras (uniforme, agregado, agregado nas margens e controle). No centro da parcela, colocaremos unidades amostrais que serão levadas para análise com o objetivo de testar as possíveis diferenças na colonização. Os resultados do presente estudo contribuirão para uma maior compreensão mecanística da estrutura das comunidades de macroinvertebrados, subsidiando a melhoria das técnicas de amostragem e projetos futuros de restauração dos riachos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KÁTIA F. RITO; FABIO T.T. HANASHIRO; PAULO E.C. PEIXOTO; MARCELO O. GONZAGA. Optimal foraging or predator avoidance: why does the Amazon spider Hingstepeira folisecens (Araneae: Araneidae) adopt alternative foraging behaviors?. Zoologia, v. 33, n. 3, . (08/02467-5)