Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteinograma da secreção láctea de caprinos

Processo: 08/04109-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Harry Birgel Junior
Beneficiário:Eduardo Harry Birgel Junior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caprinocultura leiteira  Cabras  Proteínas do soro do leite  Eletroforese de proteínas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caprino | Proteinograma | Soro Lácteo | Clínica de Pequenos Ruminantes

Resumo

Com a finalidade de determinar os valores de referência do proteinograma lácteo de cabras sadias, avaliar a influência da fase de lactação, da fase colostral, do processo de secagem da mama, do número de lactações, do isolamento bacteriano e da mamite indurativa pelo vírus da Artrite Encefalite Caprina (CAE) serão colhidas 480 amostras de leite. Para obtenção do soro lácteo para o proteinograma serão colhidos cerca de 25 ml de leite em frascos de plástico descontaminados de íons, acondicionados em caixas de isopor e mantidos em refrigeração, na seqüência, para a determinação dos teores lácteos de proteína, serão colhidos cerca de 20 ml de leite em frascos de plástico contendo 2 pastilhas do conservante bronopol (2-bromo 2- nitro propano - 1,3 -diol). O soro lácteo será obtido coagulando-se o leite pela adição de 10 % de solução de renina e, será congelado à - 18ºC até o momento da análise. A determinação dos teores lácteos de proteína será realizada por radiação infravermelha utilizando-se o equipamento BENTLEY 2000 da Empresa Bentley Instruments Inc.. A concentração de proteína total do soro lácteo será determinada pela técnica do biureto, adaptada para determinação do teor protéico de fluidos orgânicos com pequena concentração protéica. Para o fracionamento das proteínas será realizado a eletroforese em gel de poliacrilamida contendo dodecil sulfato de sódio (SDS-PAGE), conforme técnica descrita na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAQUEL F.S. RAIMONDO; SAMANTHA I. MIYIASHIRO; CLARA S. MORI; EDUARDO H. BIRGEL JUNIOR. Proteínas do soro lácteo de vacas da raça Jersey durante a lactação. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 33, n. 1, p. 119-125, . (08/04109-9)