Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e avaliação de aminotiazolinas como potenciais ligantes para receptores imidazolínicos

Processo: 08/06397-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Acordo de Cooperação: NSF - Universidades Americanas (Química)
Pesquisador responsável:Wanda Pereira Almeida
Beneficiário:Wanda Pereira Almeida
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão  Ligantes  Imidazolidinas  Imidazolinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aminotiazolinas | hipertensão | ligantes | receptores imidazolidínicos | Química Farmaceutica Medicinal

Resumo

A clonidina, um agonista a2 central, é um agente anti-hipertensivo que está em desuso devido a efeitos indesejados, como xerostomia, hipertensão de rebote e síndrome da retirada. Acredita-se hoje que a sua atividade é decorrente também do estímulo do receptor imidazolínico, subtipo I1 e os seus efeitos indesejados, do estímulo a2. Uma vez que a atividade do SNS aumenta com a idade, fármacos I1 seletivos se apresentam como uma alternativa para contornar estados hipertensivos decorrentes do aumento de catecolaminas, cuja produção pode ser mediada pelo receptor I1, cuja estrutura não é conhecida. No mercado há dois anti-hipertensivos representativos desta classe, a rilmenidina e a moxonidina, que apresentam uma seletividade I1 muito significativa, mas apresentam ainda efeitos indesejados. Embora estudos teóricos publicados na literatura indiquem similaridade entre as propriedades (geometria, coeficientes de partição e pKa) de anti-hipertensivos de 2ª geração (rilmenidina e moxonidina) e de uma aminotiazolina, que apresenta uma relação isostérica com a rilmenidina, nenhuma aminotiazolina foi avaliada quanto à sua afinidade por receptores I1. Neste projeto, propomos a síntese e ensaios de afinidade pelo receptor I1 de uma série de aminotiazolinas, ligantes potenciais destes receptores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, RENAN B.; TORMENA, CLAUDIO F.; ALMEIDA, WANDA P.. Synthesis and spectroscopic analysis of substituted 2-aminothiazolines. Journal of Molecular Structure, v. 1037, p. 186-190, . (08/06397-1)
FERREIRA, RENAN B.; DE OLIVEIRA, MARIANA G.; ANTUNES, EDSON; ALMEIDA, WANDA P.; IBRAHIM, BADR M.; ABDEL-RAHMAN, ABDEL A.. New 2-Aminothiazoline derivatives lower blood pressure of spontaneously hypertensive rats (SHR) via I-1-imidazoline and alpha-2 adrenergic receptors activation. European Journal of Pharmacology, v. 791, p. 803-810, . (08/06397-1)