Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de frutooligossacarídeos e b-frutosidases de interesse biotecnológico produzidos por fungos filamentosos

Processo: 09/01283-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luis Henrique Souza Guimaraes
Beneficiário:Luis Henrique Souza Guimaraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica microbiana  Fungos  Enzimas  Inulinase  beta-Frutofuranosidase  Biotecnologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:enzimas | Frutofuranosidase | frutooligossacarídeos | Fungos filamentosos | inulinase | Invertase | Bioquímica e Fisiologia de Fungos Filamentosos

Resumo

O mercado mundial de enzimas vem crescendo a cada dia, sendo que entre estas biomoléculas o interesse por B-frutosidases como as invertases e as inulinases vem aumentando nos últimos 10 anos, principalmente as obtidas a partir de microrganismos, entre os quais os fungos filamentosos, que vêm se firmando cada vez mais como boas fontes de biomoléculas de interesse industrial. A produção de frutosidases por fungos filamentosos é extremamente atrativa e promissora uma vez que enzimas termoestáveis podem ser obtidas, característica essa almejada para vários processos industriais. Além disso, microrganismos são também capazes de produzir frutoligossacarídeos (FOS), moléculas com importantes propriedades funcionais que têm atraído a atenção principalmente do setor farmacêutico. Desta forma, o objetivo do presente projeto é investigar a produção de B-frutosidases, especificamente invertases e inulinases, e de frutooligossacarídeos por fungos filamentosos, purificando e caracterizando-os. Com a presente proposta novas linhagens produtoras de frutosidases e FOS serão estudadas, possibilitando uma melhor compreensão das implicações bioquímicas e fisiológicas das mesmas, além da potencial aplicação biotecnológica. Invertases são enzimas capazes de catalisar a hidrólise irreversível da sacarose à seus monossacarídeos constituintes, a D-glicose e a D-frutose, em uma mistura conhecida como açúcar invertido, de grande aplicação nas indústrias do setor alimentício. Já as inulinases (endoinulinases e exoinulinases) hidrolisam a inulina, uma fructana encontrada como reserva em muitas espécies vegetais, obtendo-se os inulooligossacarídeos. É importante lembrar que a literatura referente produção de FOS por fungos filamentosos ainda é escassa, o que reforça a importância deste estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUSTIGUEL, CYNTHIA BARBOSA; JORGE, JOAO ATILIO; SOUZA GUIMARAES, LUIS HENRIQUE. Characterization of a thermo-tolerant mycelial beta-fructofuranosidase from Aspergillus phoenicis under submerged fermentation using wheat bran as carbon source. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY, v. 4, n. 3, p. 362-369, . (09/01283-0)
GONCALVES, HELOISA BRESSAN; JORGE, JOAO ATILIO; SOUZA GUIMARAES, LUIS HENRIQUE. PRODUCTION AND CHARACTERIZATION OF AN EXTRACELLULAR beta-D-FRUCTOFURANOSIDASE FROM FUSARIUM GRAMINEARUM DURING SOLID-STATE FERMENTATION USING WHEAT BRAN AS A CARBON SOURCE. JOURNAL OF FOOD BIOCHEMISTRY, v. 40, n. 5, p. 655-663, . (09/01283-0)