Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito de uma pasta experimental com nanopartículas de fosfato de cálcio sobre a desmineralização da dentina in vitro

Processo: 09/08518-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Carolina Magalhães
Beneficiário:Luiz Fernando Gracindo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Desmineralização do dente   Nanotecnologia   Remineralização dentária   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | dentina dentária | Desmineralização | fosfato de cálcio | Nanotecnologia | Remineralização | Cariologia

Resumo

A presente pesquisa terá como objetivo avaliar o potencial de uma formulação experimental bioativa de alta performance baseada na inovadora tecnologia de nanopartículas de fosfato de cálcio sobre a prevenção da desmineralização da dentina bovina in vitro. Para tal, 135 blocos de dentina bovina hígida serão divididos nos seguintes grupos de acordo com os valores de dureza de superfície inicial: pasta experimental A (20% de nanopartículas de fosfato de cálcio), pasta experimental A com 900ppm de flúor (na forma de NaF), pasta experimental B (10% de nanopartículas de fosfato de cálcio), pasta experimental B com 900ppm de flúor, pasta experimental placebo (controle negativo1), pasta experimental placebo com 900ppm de flúor (controle negativo 2), MI Paste (fosfato de cálcio amorfo + caseína, controle positivo 1), MI Paste Plus (fosfato de cálcio amorfo + caseína + 900ppm F, controle positivo 2) e sem tratamento (controle negativo 4). Para tal, os blocos serão submetidos à ciclagem de pH durante 7 dias, através da imersão em solução desmineralizante (pH 5,0) por 8 h e em solução remineralizante por 16h (pH 7,0). Entre as exposições às soluções, os blocos serão tratados com as respectivas pastas, as quais serão aplicadas com um microaplicador (Cavibrush, FGM) por 1 minuto, duas vezes ao dia, seguidas da lavagem da superfície. Após o experimento, as alterações na dentina serão avaliadas pela dureza de superfície final, para o cálculo da porcentagem de perda de dureza superficial (%PDS) e pela dureza interna (10-220 µm de profundidade). Os dados referentes à %PDS e dureza interna serão verificados quanto à normalidade e homogeneidade (teste de Bartlett/ teste de Kolmogorov e Smirnov). Na sequência, será aplicado o teste estatístico mais adequado aos resultados (paramétrico ou não-paramétrico), considerando o nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIVIA P. COMAR; BEATRIZ M. SOUZA; LUIZ FERNANDO GRACINDO; MARILIA A. R. BUZALAF; ANA CAROLINA MAGALHAES. Impact of Experimental Nano-HAP Pastes on Bovine Enamel and Dentin Submitted to a pH Cycling Model. Brazilian Dental Journal, v. 24, n. 3, p. 273-278, . (10/07001-4, 09/08518-3)