Busca avançada
Ano de início
Entree

Co-registro do campo vetorial de estimulação transcraniana magnética com imagens de ressonância magnética

Processo: 09/09064-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Oswaldo Baffa Filho
Beneficiário:Victor Hugo de Oliveira e Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Campo magnético   Bioeletromagnetismo   Campo vetorial   Neuronavegação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo magnético | campo vetorial | Mri | Neuronavegação | Tms | Biomagnetismo

Resumo

Devido ao avanço nas pesquisas em neurociência, têm-se aumentado o interesse em técnicas não invasivas de interação com o cérebro. Nesse contexto se destaca a estimulação magnética transcraniana (EMT), baseada na emissão de pulsos magnéticos com a finalidade de causar despolarização no córtex cerebral e promover a propagação de sinais elétricos na rede cerebral.Outra técnica importante utilizada em estudos de neurociência é a imagem tomográfica, como por exemplo, as imagens de ressonância magnética (IRMs), que permitem a localização de estruturas cerebrais.As IRMs utilizadas concomitantemente com ferramentas de computação gráfica permitem conhecer a distribuição do campo magnético, produzido pela bobina de estimulação, na região de interesse, através do co-registro de mapas de campo com as imagens de IRM.No intuito de estimular áreas cada vez mais específicas, necessita-se também, de uma considerável focalização dos campos elétricos, para tal são utilizadas bobinas em forma de 8, consideradas na literatura como mais focais que as circulares.Deve-se conhecer a distribuição vetorial do campo magnético produzido por essa bobina para avaliar as contribuições de suas três componentes, que dependendo de sua magnitude podem estimular áreas indesejadas da região cortical e influenciar nos resultados adquiridos.Com a conclusão do trabalho, espera-se que seja possível aumentar a precisão da EMT.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, VICTOR HUGO; MATSUDA, RENAN H.; PERES, ANDRE S. C.; AMORIM, PAULO HENRIQUE J.; MORAES, THIAGO F.; SILVA, JORGE VICENTE L.; BAFFA, OSWALDO. Development and characterization of the InVesalius Navigator software for navigated transcranial magnetic stimulation. JOURNAL OF NEUROSCIENCE METHODS, v. 309, p. 109-120, . (09/09064-6, 12/11937-0, 05/03293-2)

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

SISTEMA PARA NAVEGAÇÃO VIRTUAL E CO—REGISTRO DE CORPOS RÍGIDOS E SEUS MODELOS VIRTUAIS E MÉTODO PARA A DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS COMUNS AOS COMPONENTES DO SISTEMA BR1020130256510 - Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Oswaldo Baffa Filho ; Draulio Barros de Araujo ; Andre Salles Cunha Peres ; Victor Hugo de Oliveira Souza ; Jorge Vicente Lopes da Silva ; Paulo Henrique Junqueira Amori ; Thiago Franco de Moraes ; Tatiana Alchueyr P. Martins ; Eduardo de Matos Rodrigues - 04 de outubro de 2013