Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos tributários do Alto São Francisco na organização das populações de Prochilodus argenteus (Agassiz, 1829)

Processo: 09/13164-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Pedro Manoel Galetti Junior
Beneficiário:Alline Braga Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Prochilodus argenteus   Repetições de microssatélites   Genética da conservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura de população | Genética da conservação | Microssatélites | Prochilodus argenteus | Genética da Conservação

Resumo

A ictiofauna do São Francisco é composta por aproximadamente 152 espécies e, dessas, cerca de 8% migram para se reproduzir. Nessa bacia, as espécies da família Prochilodontidae apresentam relevância econômica para a pesca, além de importante papel na ciclagem de nutrientes. Entre elas encontra-se Prochilodus argenteus, espécie endêmica da região. Embora seus indivíduos coexistam no mesmo habitat, estudos realizados à jusante da barragem de Três Marias indicaram que há uma estruturação dessa população, sendo observados grupos com distintos pools gênicos. Diante disso, questiona-se: como essas subpopulações são mantidas? Duas hipóteses, a saber, são: migração por "homing" (os peixes voltam ao local onde nasceram para se reproduzir) ou por ondas de reprodução (os peixes formam cardumes que migram separadamente para distintos locais de reprodução). Nesse sentido, este trabalho terá como objetivo investigar como as subpopulações de P. argenteus se mantêm estruturadas e, posteriormente, comparar a estrutura dessa população na região das nascentes do São Francisco com estudos realizados à jusante da represa de Três Marias, de tal forma que será possível avaliar os impactos causados por essa represa. Serão realizadas coletas em dois anos consecutivos, durante a estação reprodutiva, nos rios Samburá e São Francisco (região da Serra da Canastra). A estrutura das populações de P. argenteus será caracterizada por meio de microssatélites. O DNA será extraído de fragmentos de nadadeiras dos peixes, amplificado com primers específicos desenvolvidos em nosso laboratório e os indivíduos genotipados em seqüenciador automático.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA-SILVA, ALLINE; GALETTI, JR., PEDRO MANOEL. Evidence of isolation by time in freshwater migratory fish Prochilodus costatus (Characiformes, Prochilodontidae). Hydrobiologia, v. 765, n. 1, p. 159-167, . (09/13164-6)