Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da tradução da síntese proteica muscular esquelética em modelo de Câncer-caquexia sob os efeitos da atividade física associada à suplementação nutricional de leucina

Processo: 10/00260-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Emilianne Miguel Salomão
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Caquexia   Síntese proteica   Atividade física   Suplementação alimentar   Leucina   Proteólise   Tumor de Walker animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caquexia | Exercício | Leucina | Metabolismo proteico | Walker 256 | Nutrição e Câncer

Resumo

A intensa mobilização de substratos dos tecidos da carcaça do hospedeiro, em função do crescimento neoplásico, promove no organismo o estado caracterizado como caquexia. Presente na maioria dos pacientes com Câncer, a caquexia promove intensa perda involuntária de peso decorrente, preferencialmente, da depleção da proteína muscular em função do aumento da degradação e/ou da diminuição da síntese proteica, culminando na redução da qualidade e expectativa de vida. Desse modo, temos por principal interesse minimizar as alterações do metabolismo proteico do hospedeiro frente ao crescimento do Carcinossarcoma de Walker, em ratos adultos. Desse modo, esses animais serão submetidos ao exercício físico aeróbio de intensidade leve a moderada, desde o desmame ate a fase adulta, associado à suplementação nutricional de leucina, e então serão avaliadas as vias de sinalização da tradução de síntese proteica na musculatura esquelética. Sabe-se que a leucina (BCAA) é utilizada como fonte energética pelo músculo esquelético, é caracterizada como precursora da gliconeogênese e também atua como sinalizador celular. Por outro lado, o exercício físico promove aumento do consumo de glicose, diminuindo assim os níveis de glicose e insulina circulantes, consequentemente, reduzindo a oferta desse substrato às células tumorais, melhorando ou normalizando a captação de nutrientes pelos tecidos periféricos do hospedeiro. Assim, conhecendo os efeitos individualizados da leucina e exercício físico, temos como principal objetivo avaliar a suplementação de leucina associada à atividade física, na hipótese dessa combinação ser terapêutica à depleção muscular, preservando a proteína muscular esquelética, na possível prevenção do estado caquético do animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COLOSSO‚ JGD; SALOMAO‚ EM; GOMES-MARCONDES‚ MCC. P054 Effects of leucine-rich diet on inflammatory response induced by tumour growth in young‚ adults and senile rats. CYTOKINE, v. 59, n. 3, p. 535-536, . (10/11328-9, 10/00260-4)
GONCALVES, ESTELA MARIA; SALOMAO, EMILIANNE MIGUEL; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Leucine modulates the effect of Walker factor, a proteolysis-inducing factor-like protein from Walker tumours, on gene expression and cellular activity in C2C12 myotubes. CYTOKINE, v. 64, n. 1, p. 343-350, . (10/11328-9, 10/00260-4)