Busca avançada
Ano de início
Entree

O raleio de frutos em variedades de lichieira

Processo: 10/00622-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Antonio Baldo Geraldo Martins
Beneficiário:Ludmilla de Lima Cavallari
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Lichia   Raleio   Fruticultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lichia | raleio | Fruticultura

Resumo

Originária da província de cantão, China, a lichieira tem apresentado significativo aumento da área cultivada no Estado de São Paulo por possuírem boas características organolépticas. Contudo a alternância de produção, associado a queda de flores e frutos, é um problema que deve ser minimizado na cultura. O raleio de frutos pode contribuir para a redução da alternância de produção e aumentar o porcentual de frutos comercializáveis e de melhor qualidade, através do ganho de tamanho. Objetiva-se com este projeto avaliar o efeito do raleio de frutos em variedades de lichieiras Brewster, Americana, Mauritius, Groff, Sweft cliff e WB4 presentes no Banco Ativo de Germoplasma da FCAV- Jaboticabal-SP. O experimento será conduzido no delineamento experimental inteiramente casualizados (DIC), com 5 tratamentos e 7 repetições, com três plantas por repetição em dois anos consecutivos. Os tratamentos serão as intensidades de raleio caracterizados pelo número de frutos na panícula do ramo terminal, sendo T1: 3 frutos/ramo; T2: 6 frutos/ramo; T3: 9 frutos/ramo; T4: 12 frutos/ramo; T5: sem raleio (controle).As avaliações quanto ao efeito do raleio nas características físicas e químicas dos frutos serão quanto: desenvolvimento de frutos ao longo do tempo (por medição nos eixos transversais e longitudinais), queda de frutos, sólidos solúveis, acidez titulável, ácido ascórbico, pH, evolução da cor semanalmente, definindo e padronizando. As características avaliadas serão: o comprimento longitudinal e equatorial dos frutos (cm), a massa de fruto (g); a massa da casca, polpa e semente (g); a percentagem de matéria seca da polpa, casca e semente (%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALLARI PERES, LUDMILLA DE LIMA; GERALDO MARTINS, ANTONIO BALDO; BARRETO, LIVIA FELICIO; PIMENTEL, ULIANA VIEIRA. EFFECT OF FRUIT THINNING INTENSITY ON FIVE VARIETIES OF LYCHEE. REVISTA CAATINGA, v. 30, n. 4, p. 1079-1086, . (10/00622-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALLARI, Ludmilla de Lima. Raleio de frutos em variedades de lichieira. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.