Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de probióticos para o controle da prevalência de Candida oral em pacientes edentados totais: influência na produção de exoenzimas e susceptibilidade aos antifúngicos

Processo: 10/01323-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Atlas Edson Moleros Nakamae
Beneficiário:Atlas Edson Moleros Nakamae
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antifúngicos  Probióticos  Candida 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antifungicos | Candida | fosfolipase | probioticos | proteinase | Prótese | Prótese

Resumo

Bactérias probióticas possuem a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos patogênicos. Desta maneira, pode-se propor a utilização de probióticos para a prevenção de infecções oportunistas de fungos na cavidade oral e para o tratamento de candidíase e de estomatite sob prótese. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito dos probióticos no controle da prevalência de Candida oral, e se essas bactérias têm a capacidade de alterar a atividade enzimática das leveduras, assim como, a sensibilidade aos antifúngicos. Para tanto, os sujeitos da pesquisa serão pacientes usuários de próteses totais, que estiverem de acordo com o termo de consentimento, e que realizarão o tratamento na Disciplina de Prótese Total II da FOUSP, no período de 2010 e 2012. Num primeiro momento, as amostras serão coletadas, através de SWAB na região do palato, e avaliadas para quantificar em UFC/mL de Candida presente na cavidade oral destes participantes. Os pacientes com isolamento da levedura, após serem orientados quanto ao tratamento, receberão frascos identificados como A ou B aleatoriamente, sendo um deles a fórmula com os probióticos, com a finalidade de se realizar pesquisa aleatória e duplo-cego. Na quarta e na oitava semana de tratamento serão feitas novas coletas, para verificar a redução da prevalência de Candida oral destes pacientes. Será avaliada a atividade enzimática e a sensibilidade aos antifúngicos através da técnica do "ETEST" de todos os isolados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYAZIMA, T. Y.; ISHIKAWA, K. H.; MAYER, M. P. A.; SAAD, S. M. I.; NAKAMAE, A. E. M.. Cheese supplemented with probiotics reduced the Candida levels in denture wearers-RCT. ORAL DISEASES, v. 23, n. 7, p. 919-925, . (10/01323-0)