Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução do Processo de Maturação Final e Desova em Peixes Migradores Nativos.

Processo: 10/08334-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Sergio Ricardo Batlouni
Beneficiário:Thiago Scremin Pereira
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Leporinus macrocephalus   Hormônio liberador de gonadotropina   Reprodução de peixes   Ovulação   Hipófise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:GnRH | hipófise | Leporinus macrocephalus | Maturação Final | ovulação | produção de alevinos | Reprodução de Peixes

Resumo

A reprodução de peixes migradores nativos é um tema com extremas particularidades e de suma importância, pois está atrelado à viabilidade da produção comercial de espécies nativas em larga escala. No entanto, a técnica de hipofisação utilizada para a reprodução das espécies em cativeiro apesar de muito eficaz, continua trazendo resultados inesperados e às vezes desfavoráveis no processo de indução hormonal. Neste contexto, esta realidade só poderá ser efetivamente melhorada quando for preenchida a lacuna de conhecimento existente sobre o efetivo papel de cada dose hormonal no processo de maturação final e ovulação dos ovócitos. Desta forma, o principal objetivo deste projeto é monitorar e comparar a evolução do processo da maturação final, ovulação e desempenho reprodutivo no piauçu, Leporinus macrocephalus, aplicando-se a técnica de hipofisação e indução com GnRH. Os animais serão monitorados em diversos momentos após a indução hormonal para coleta de amostras de ovócitos na qual serão avaliados o percentual de ovócitos vitelogênicos com quebra da vesícula germinativa e o processo de hidratação dos mesmos. Amostras de sangue serão coletadas para avaliar os níveis séricos dos principais hormônios esteróides envolvidos com a reprodução. Além disso, será avaliado o desempenho reprodutivo dos animais, assim como, o desenvolvimento de suas progênies. Pretendemos com os resultados obtidos preencher uma lacuna existente sobre a forma como cada matriz responde a indução hormonal, seja com GnRH ou hipófise, e com estas informações, possivelmente, propor novas discussões sobre este tema, incluindo alterações nas doses hormonais e no intervalo entre as mesmas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, T. S. B.; BOSCOLO, C. N. P.; MOREIRA, R. G.; BATLOUNI, S. R.. The use of mGnRHa provokes ovulation but not viable embryos in Leporinus macrocephalus. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 25, n. 2, p. 515-529, . (10/08334-7)
BOSCOLO PEREIRA, THIAGO SCREMIN; PEREIRA BOSCOLO, CAMILA NOMURA; BATLOUNI, SERGIO RICARDO. USE OF 17 beta-ESTRADIOL FOR Leporinus macrocephalus FEMINIZATION. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 46, n. 2, . (10/08334-7)