Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da Eficácia do Sistema Automático de Desmame da Ventilação Mecânica (Modo SmartCare®): um Estudo de Bancada

Processo: 10/11545-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Pedro Caruso
Beneficiário:Mayara Tiemi Ayres Sakuma
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pneumologia   Respiração artificial   Desmame
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desmame | Simulador pulmonar | ventilação mecânica | Pneumologia

Resumo

A ventilação mecânica é um método de tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Apesar de necessária, traz uma série de complicações, como pneumonia associada à ventilação e barotrauma. Desse modo, faz-se necessária a retirada precoce da ventilação artificial. Porém, identificar o momento certo de realizar o desmame da ventilação é um desafio, pois não há um consenso sobre quais parâmetros são os mais eficientes para isso. Nesse contexto, sistemas automáticos de desmame são úteis, na medida em que permitem monitorização ininterrupta da função respiratória do paciente e identificação precoce do momento certo para a retirada do suporte ventilatório, podendo, assim, diminuir o tempo de ventilação mecânica.Dentre os modos de desmame automático, o modo SmartCare destaca-se por ser um sistema capaz de diagnosticar a função respiratória do paciente a partir da análise de valores de CO2 expirado (etCO2 ), volume corrente e frequência respiratória. Baseado no diagnóstico, o sistema age de forma a manter ou ajustar a pressão de suporte, com o intuito de garantir que o paciente fique em uma zona de conforto respiratório.Apesar de existirem estudos comprovando a eficácia do modo SmartCare, pouco se sabe sobre a conduta do sistema frente a situações específicas e particularmente difíceis do ambiente da UTI. O presente trabalho tem como objetivo estudar, em modelo pulmonar, o desempenho do modo SmartCare em situações de mecânica pulmonar normal e alterada, ansiedade/delirium, ICC com respiração periódica, idoso com respiração periódica e paciente com restrição pulmonar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORATO, JOSE B.; SAKUMA, MAYARA T. A.; FERREIRA, JULIANA C.; CARUSO, PEDRO. Comparison of 3 modes of automated weaning from mechanical ventilation: A bench study. JOURNAL OF CRITICAL CARE, v. 27, n. 6, . (10/11545-0)