Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de algumas propriedades físico-químicas e biológicas do cimento ah plus® preparado com porções retiradas do início, metade e final das bisnagas

Processo: 10/11854-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Ivaldo Gomes de Moraes
Beneficiário:Járcio Victório Baldi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/21526-5 - Avaliação de algumas propriedades físico-químicas e biológicas do cimento AH Plus jet preparado com porções retiradas do início, metade e final das bisnagas, BE.EP.PD
Assunto(s):Propriedades físico-químicas   Cimentos endodônticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:AH Plus | cimentos endodônticos | propriedades físico-químicas | Endodontia

Resumo

O objetivo deste estudo será o de realizar testes de infravermelho, infiltração marginal cervical e EDX e, avaliar microscopicamente, a resposta do tecido subcutâneo de ratos frente à implantação de tubos de polietileno contendo o cimento AH Plus®. Os testes serão realizados utilizando-se porções de pastas retiradas do inicio, meio e final das bisnagas. Os espectros de absorção no infravermelho serão obtidos num espectrômetro Nexus 670 FTIR pelo método de transmissão. Serão realizadas três leituras para cada espécime, nos tempos: 10 minutos, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 16, 20, 24 e 30 horas, com o respectivo grau de conversão. O valor final para cada espécime será a média das três leituras, obtendo-se, assim, a curva de conversão do material. A infiltração marginal será avaliada pelo método da filtração de fluidos, utilizando-se 30 dentes que terão os canais preparados biomecanicamente e obturados. As medições serão realizadas nos tempos: 8 e 24h e 7, 14 e 30 dias após a obturação dos canais. O EDX será realizado em aparelho de microscopia eletrônica de varredura, equipado com espectrômetro de dispersão de raios X, nas superfícies expostas do cimento acondicionado nos tubos implantados no tecido subcutâneo dos ratos, após a retirada dos mesmos.Para avaliação da resposta tecidual serão utilizados 27 ratos (Rattus novergicus), divididos em três grupos de 9 animais para cada período experimental e de acordo com o momento da retirada das pastas das bisnagas. Cada animal receberá quatro implantes com o cimento recém-espatulado em uma das extremidades e a outra será vedada com guta-percha (controle). Após 15, 30 e 60 dias os animais serão mortos e os espécimes serão removidos e preparados para análise microscópica que será realizada tanto de forma qualitativa, realizando-se a descrição dos fenômenos histopatológicos ocorridos, quanto quantitativamente, estipulando-se escores, de acordo com os fenômenos celulares existentes.Após a obtenção dos resultados, os mesmos serão submetidos ao teste de normalidade e, ocorrendo presença ou ausência da normalidade, será decidido pela execução de um teste paramétrico (ANOVA e Tukey) ou por um não paramétrico (Kruskal Wallis e Miller). O nível de significância será de 5% (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALDI, J. V.; BERNARDES, R. A.; DUARTE, M. A. H.; ORDINOLA-ZAPATA, R.; CAVENAGO, B. C.; MORAES, J. C. S.; DE MORAES, I. G.. Variability of physicochemical properties of an epoxy resin sealer taken from different parts of the same tube. International Endodontic Journal, v. 45, n. 10, p. 915-920, . (10/11854-2)