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Aconselhamento informativo para adultos e idosos usuários de aparelho de amplificação sonora individual: avaliação da eficácia de um material online

Processo: 10/14326-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Deborah Viviane Ferrari
Beneficiário:Pricila Reis Jokura
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Deficiência auditiva   Implante da cóclea   Aconselhamento genético   Adultos   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aconselhamento diretivo | adultos | deficiência auditiva | Idosos | Prótese Auditiva | Audiologia

Resumo

Foi realizada a elaboração e verificação da eficácia de um conteúdo multimídia online "Ouvir bem, viver melhor" para aconselhamento informativo aos novos usuários quanto ao uso e cuidados com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Participaram do estudo 60 indivíduos (26 do sexo feminino, 34 do sexo masculino) com idade entre 29 e 94 anos (média de 69,7 anos), com deficiência auditiva neurossensorial de graus variados, sem experiência prévia com o uso do AASI. Os participantes foram divididos (randomização) em grupo controle (n=30), que passaram pela sessão de aconselhamento informativo e receberam informações por escrito (manual de instrução do AASI) quanto ao uso e cuidados com o dispositivo, e grupo experimental (n=30) que passaram pelo aconselhamento informativo e acessaram o conteúdo multimídia online. Durante o aconselhamento informativo foram utilizadas estratégias facilitadoras para retenção da informação fornecida. O "Inventário de Evocação Auxiliada sobre o AASI - HAPRI" (Reese e Smith, 2006) foi aplicado para avaliar a evocação da informação a respeito do uso e cuidados com o AASI em três intervalos distintos: (1) antes da sessão de aconselhamento, (2) imediatamente após a sessão de aconselhamento e acesso ao conteúdo online ou manual de instrução do AASI e (3) na consulta de retorno, cerca de uma semana após a adaptação do AASI. A avaliação do manuseio do dispositivo foi realizada por meio do "TestePrático das Habilidade de Manipulação do AASI - PHAST (Desjardins e Doherty, 2009) nos intervalos 2 e 3. Estas avaliações foram filmadas e pontuadas por um juiz, cego quanto à distribuição dos participantes nos grupos. Os participantes também preencheram um questionário para avaliação do conteúdo "Ouvir bem, viver melhor" e do manual de instrução do AASI. A pontuação total do HAPRI nos três intervalos de avaliação foram, nesta ordem: 25,3%, 69,7%, 71,2% (experimental) e 25,4%, 68,1%, 71,7%(controle). Para ambos os grupos houve aumento significativo (teste de Friedman) da pontuação total e dos itens do HAPRI entre os intervalos de avaliação 1 e 2 e intervalos 1 e 3. Não houve diferença significativa (teste de Mann Whitney) da evocação da informação entre os grupos experimental e controle, excetuando-se o intervalo 2 onde o grupo controle evocou maior informação sobre como lidar com o AASI quando o dispositivo não estiver em uso. A pontuação total do PHAST nos dois intervalos de avaliação foram, nesta ordem: 76,6%, 83,1% (experimental) e 78,7%, 82,6% (controle). Houve aumento significativo (teste de Wilcoxon) da pontuação total e de algumas tarefas individuais do PHAST entre os intervalos 2 e 3. Não houve diferença das pontuações entre os grupos. Os participantes atribuíram pontuações acima de oito (escala de 0 a 10) quanto ao auxílio fornecido pelos materiais informativos na compreensão das informações quanto ao uso e cuidados com o AASI. Maior pontuação foi obtida para o material online quanto ao conteúdo "manipulação do controle de volume". Cerca de 80% dos participantes do estudo relataram que gostariam de ter acesso a um material informativo via computador, em suas residências. Em conclusão, a complementação do aconselhamento informativo por meio de um material multimídia não aumentou a evocação da informação quanto ao uso e cuidados com o AASI ou as habilidades de manipulação do dispositivo. As implicações quanto ao uso de estratégias facilitadoras da compreensão e retenção da informação quanto ao uso e manuseio do AASI são discutidas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEBORAH VIVIANE FERRARI; PRICILA REIS JOKURA; NAYARA ALESSANDRA SILVESTRE; PATRICIA DANIELI CAMPOS; PAULA MARIA PEREIRA PAIVA. Teste prático das habilidades de manuseio do aparelho de amplificação sonora individual (PHAST): resultados na adaptação e comparação da confiabilidade entre avaliadores. Audiol., Commun. Res., v. 20, n. 2, p. 110-115, . (10/14326-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JOKURA, Pricila Reis. Aconselhamento informativo para adultos e idosos usuários de aparelho de amplificação sonora individual: avaliação da eficácia de um material online. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.