Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de técnica para estimulação ovariana, recuperação e maturação núclear de oócitos de veado catingueiro (Mazama gouazoubira)

Processo: 10/14785-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Luciana Diniz Rola
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cervus brasilicus   Veado-catingueiro   Técnicas in vitro   Cervidae   Oócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cervídeos | maturação nuclear | Mazama gouzoubira | oócito | veado-catingueiro | Produção in vitro

Resumo

Assim como outras espécies brasileiras de vida livre, os cervídeos tem sofrido pressões sobre seu habitat, o que provoca segregação entre populações, diminuição de troca gênica e de diversidade genética, aumentando a endogamia e levando a um maior risco de extinção. A produção in vitro de embriões (PIVE) tem ganhado destaque como uma ferramenta a ser utilizada nos programas de conservação de espécies selvagens in situ e ex situ. Entre as etapas da PIVE, a maturação assume grande importância, pois o seu sucesso pode garantir a melhora nas taxas de produção de embriões. Assim, os objetivos do presente trabalho são: avaliar a viabilidade de um protocolo de estimulação ovariana para a espécie Mazama gouazoubira; avaliar a viabilidade da laparoscopia na aspiração folicular da espécie M. gouazoubira e avaliar a viabilidade de um meio de maturação de oócitos da espécie M. gouazoubira. Para isso serão utilizadas quatro fêmeas da espécie M. gouazoubira e, no mínimo, 70 oócitos desta mesma espécie. As fêmeas serão submetidas a repetidas estimulações ovarianas com intervalos de 30 dias. Para estimular o desenvolvimento folicular será utilizado um dispositivo intravaginal impregnado de progesterona, por 8 dias, seguido por uma aplicação intra-muscular de 0,25mg (0,25mL) de benzoato de estradiol no momento da inserção do implante (D0). No quarto dia (D4) de implantação do dispositivo de progesterona será iniciada a administração de 130mg de FSH, dividido em 8 doses iguais, aplicado intramuscular a cada 12 horas. Após a visualização dos ovários, os folículos visíveis serão contados e puncionados por videolaparoscopia no dia oito (D8). Os oócitos aspirados serão classificados morfologicamente de acordo com a qualidade, submetidos a maturação in vitro por 24 horas e, posteriormente, fixados e corados para a avaliação do estágio de maturação nuclear com a coloração de Hoescht 33342, diferenciando-os como maturados, imaturos ou degenerados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROLA, LUCIANA DINIZ; ZANETTI, EVELINE DOS SANTOS; DEL COLLADO, MAITE; CARVALHO PERONI, ELLEN DE FATIMA; BARBANTI DUARTE, JOSE MAURICIO. Collection and in vitro maturation of Mazama gouazoubira (brown brocket deer) oocytes obtained after ovarian stimulation. ZYGOTE, v. 29, n. 3, p. 7-pg., . (10/50748-3, 10/14785-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROLA, Luciana Diniz. Estimulação ovariana, recuperação e maturação de oócitos de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.