Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento alimentar e propriedades físicas dos alimentos por macacos-prego (Cebus nigritus), no Parque Estadual Carlos Botelho, SP

Processo: 10/51565-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Patrícia Izar Mauro
Beneficiário:Patrícia Izar Mauro
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hábito alimentar animal  Macacos prego  Cebus  Avaliação nutricional animal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Nutricional | Cebus Nigritus | Dieta | Diferenca Sexo-Etaria | Propriedades Fisicas | Resistencia A Fratura

Resumo

A aquisição de alimento é essencial à sobrevivência, assim, pela perspectiva da ecologia comportamental, a seleção de recursos de acordo com estratégias de otimização entre custos e benefícios na obtenção de alimento devem ser selecionados. Por essa perspectiva, as propriedades físicas dos alimentos podem ser pressão seletiva para diversas características anatômicas e comportamentais dos animais. As propriedades físicas dos alimentos referem-se às características externas e internas que dizem respeito a tamanho, forma e textura de superfície e refletem a resistência dos recursos à fragmentação sendo medida por: resistência a fratura (toughness) e módulo de elasticidade (elastic modulus). A barreira causada pelas caracteríticas físicas dos alimentos pode levar também à seleção de estratégias comportamentais para supera-lá, como o uso do dente de maneira mais eficiente ou o processamento de alimentos antes da ingestão. O processamento do alimento pode ajudar o animal obter o recurso ao causar falhas e fraturas e pode envolver o uso de ferramentas. Essas estratégias comportamentais podem, portanto, garantir acesso a um alimento, mesmo que o animal não tenha especializações anatômicas para ingeri-lo. Além disso, a dureza do alimento poderia servir como pista, para primatas, sobre digestibilidade e sobre potencial nutricional da planta. Esse trabalho propõe que diferenças de dieta intra e entre grupos poderiam ser reflexo de diferenças nas estratégias de processamento do alimento como forma de superar as barreiras causadas pelas propriedades físicas dos alimentos; e pretende investigar a relação ente o potencial nutriconal dos alimentos utilizados por dois grupos de Cebus nigritus, do Parque Estadual Carlos Botelho, com os valores das propriedades físicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHALK-WILAYTO, JANINE; LAIRD, MYRA F.; WRIGHT, KRISTIN A.; RIVERA, ANNE O.; WRIGHT, BARTH W.; IZAR, PATRICIA; FRAGASZY, DOROTHY; ROSS, CALLUM F.; STRAIT, DAVID S.; VAN CASTEREN, ADAM; et al. Age-related variation in ingestive behavior patterns in Sapajus spp. AMERICAN JOURNAL OF PHYSICAL ANTHROPOLOGY, v. 168, p. 1-pg., . (08/55684-3, 10/51565-0)