Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das extrações dentárias na estética facial a longo prazo

Processo: 11/04605-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Guilherme dos Reis Pereira Janson
Beneficiário:Cintia Helena Zingaretti Junqueira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Extração dentária   Oclusão dentária   Estética ortodôntica   Má oclusão de Angle classe II
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classe II | estetica facial | Estudo longitudinal | Extrações dentárias | oclusão normal | ortodontia | Ortodontia

Resumo

A indicação de extrações dentárias em Ortodontia, como forma de solucionar más oclusões, são atualmente questionadas pelos eventuais riscos para a estética facial. Baseado nesta especulação, este estudo busca avaliar se as extrações dentárias, em longo prazo, acarretam prejuízos estéticos na visão frontal e lateral da face. A metodologia consistirá da avaliação subjetiva, por parte de leigos e ortodontistas, de fotografias extra-bucais frontais, em repouso e sorrindo, e laterais de três grupos de indivíduos adultos. Dois grupos-teste serão formados por indivíduos classificados como completa Classe II divisão 1 de Angle, tratados ortodonticamente há pelo menos dez anos com extrações de quatro primeiros pré-molares, no primeiro grupo e de dois pré-molares superiores, no segundo grupo. Um grupo-controle será formado por indivíduos de oclusão normal sem tratamento. Para verificar se haverá relação entre a estética facial e os três grupos avaliados e o tipo de avaliador, será utilizada a Análise de Variância (ANOVA) a dois critérios, seguido do teste de Tukey. Para observar se haverá interferência do gênero e/ou da idade dos avaliadores na estética facial, será aplicada a Análise de Covariância. Através do teste de correlação de Pearson, os seguintes parâmetros serão avaliados quanto a suas relações com a estética facial: proporção dos terços faciais, proporção dos lábios entre si, exposição gengival e de incisivos superiores no sorriso, ângulo nasolabial e projeção labial superior e inferior. Por fim, o teste de ANOVA será aplicado para saber se haverá diferença entre as características clínicas faciais observadas entre os três grupos da amostra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANSON, GUILHERME; ZINGARETTI JUNQUEIRA, CINTIA HELENA; MENDES, LUCAS MARZULLO; GARIB, DANIELA GAMBA. Influence of premolar extractions on long-term adult facial aesthetics and apparent age. EUROPEAN JOURNAL OF ORTHODONTICS, v. 38, n. 3, p. 272-280, . (11/04605-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNQUEIRA, Cintia Helena Zingaretti. Influência de extrações de pré-molares na estética facial em longo prazo. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.