Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse osmótico no controle da ocorrência da embriogênese somática direta em genótipos de Coffea arabica

Processo: 11/10090-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Julieta Andrea Silva de Almeida
Beneficiário:Julieta Andrea Silva de Almeida
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/22585-5 - Embriogênese somática direta em genótipos de Coffea arabica L. sob estresse osmótico, BP.TT
Assunto(s):Embriogênese somática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:café | Embriogênese somática direta | Estresse osmótico | Peg 6000 | potencial osmótico | Embriogênese Somática

Resumo

O mercado cafeeiro apresenta alta demanda pelos híbridos de Coffea arabica L. que possuem boa qualidade de bebida. Porém, a multiplicação desses híbridos deve ser vegetativa, pois as plantas provenientes da germinação das sementes perdem as características genéticas do híbrido, devido à segregação genética. A embriogênese somática (ES) permite a multiplicação vegetativa desses híbridos. Esse processo ocorre por duas vias, a embriogênese somática indireta (ESI), constituída das fases da calogênese e embriogênese, ou a embriogênese somática direta (ESD) com uma fase. A comparação entre as duas vias indica que a ESD é mais vantajosa que a ESI, já que os embriões são formados com redução de insumos, de mão de obra e de tempo. No entanto, genótipos de C. arabica não respondem eficientemente a ESD, nesta via estes apresentam ausência ou baixa produção de embriões somáticos e são formados em longo período de tempo. Assim, verifica-se a necessidade de tornar mais eficiente a aplicação da ESD em genótipos de café arábica. Fatores de estresse, como o osmótico tem sido associado ao aumento da capacidade de ES em diferentes espécies de plantas. Desta forma, pretende-se definir o efeito do estresse osmótico no controle da ocorrência da ESD em três híbridos de C. arabica, com boa qualidade sensorial, e na cv Mundo Novo, de forma a elevar a produção dos embriões somáticos, reduzir o seu tempo de formação, elaborar um protocolo mais eficiente para a aplicação da ESD nesta espécie e a produção de mudas clonais dos híbridos selecionados que, posteriormente, serão submetidas à condição de campo para avaliação do desempenho agronômico. Para tanto, serão realizados seis experimentos, cinco com a indução de estresse osmótico em explantes foliares e um relativo à avaliação das plântulas regeneradas sob esta condição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, IVANILDA DOS SANTOS; BARBOSA CARMAZINI, VALERIA CRISTINA; DOS SANTOS, COSME DAMIAO; SILVA DE ALMEIDA, JULIETA ANDREA. 2-Isopentenyladenine in the induction of direct somatic embryogenesis capacity of Coffea arabica L.. Ciência Rural, v. 48, n. 11, . (11/10090-1)
JULIETA ANDREA SILVA DE ALMEIDA; WILIELLE CRISTINA FREITAS NEOFTI; GERSON SILVA GIOMO. Intensidade do potencial osmótico no controle da embriogênese somática direta em cafeeiro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 57, . (11/10090-1)
IVANILDA DOS SANTOS ALVES; VALÉRIA CRISTINA BARBOSA CARMAZINI; COSME DAMIÃO DOS SANTOS; JULIETA ANDREA SILVA DE ALMEIDA. 2- Isopenteniladenina na capacidade de indução da embriogênese somática direta de Coffea arabica L.. Ciência Rural, v. 48, n. 11, . (11/10090-1)