Busca avançada
Ano de início
Entree

Dispersões sólidas como estratégia para aumentar a disponibilidade de fármacos pouco solúveis

Processo: 11/11586-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Osvaldo de Freitas
Beneficiário:Patrícia Roberta Dametto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Geofísica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Térmica | Dispersões sólidas | disponibilidade | praziquantel | Dispersões sólidas

Resumo

O presente projeto visa preparar dispersões sólidas de praziquantel utilizando dois tipos de carreadores: manitol e polioxilglicerídeo. As dispersões sólidas serão preparadas utilizando dois processos: co-precipitação e fusão, sendo que será feita a comparação da solubilidade destas dispersões com a mistura física e com o praziquantel puro. Primeiramente será feito a avaliação das dispersões sólidas pelo método de doseamento e o estudo do comportamento térmico do praziquantel, das misturas físicas e das dispersões sólidas será feito utilizando técnicas termoanalíticas: Termogravimetria - Análise Térmica Diferencial Simultânea (TG-DTA) e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e a caracterização será feita utilizando Espectroscopia Vibracional de Absorção na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Difratometria de Raios X pelo Método do Pó e Análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Na segunda etapa do projeto pretende-se investigar a solubilidade, a taxa de dissolução e a biodisponibilidade em todos os sistemas estudados. A principal contribuição esperada neste projeto é a aplicação das dispersões sólidas com a finalidade de aumentar a solubilidade, a dissolução e a biodisponibilidade do praziquantel. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMETTO, P. R.; DAMETTO, A. C.; POLESE, L.; RIBEIRO, C. A.; CHORILLI, M.; DE FREITAS, OSVALDO. Development and physicochemical characterization of solid dispersions containing praziquantel for the treatment of schistosomiasis. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 127, n. 2, p. 1693-1706, . (11/11586-0)