Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de gordura subcutânea como matriz biológica para dosagem de esteróides sexuais em baleias jubarte (Megaptera novaeangliae)

Processo: 11/12209-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Claudio Alvarenga de Oliveira
Beneficiário:Daniela Magalhães Drummond de Mello
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Megaptera novaeangliae   Baleias   Hormônios esteroides gonadais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baleia jubarte | Esteróides Sexuais | hormônios | Megaptera novaeangliae | Reprodução | Dosagem hormonal

Resumo

O banco dos Abrolhos é a região de concentração de corais com maior biodiversidade não só do Brasil, mas como de todo Atlântico Sul. É também a principal área de reprodução de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) do oceano Atlântico Sul Ocidental. As baleias migram durante o inverno das áreas de alimentação na Antártica para águas mais quentes no Brasil, onde acontece o acasalamento e cria de filhotes. O melhor conhecimento da fisiologia reprodutiva da espécie pode gerar informações cruciais para um maior entendimento das taxas reprodutivas da população, e subsidiar ferramentas que possam ser aplicadas de forma efetiva na conservação da espécie. Existe uma grande dificuldade, entretanto, em se obter amostras que reflitam de forma acurada o estado reprodutivo de cetáceos selvagens. Uma alternativa para esta dificuldade seria a dosagem de hormônios acumulados na camada de gordura através de coleta de amostras de animas vivos por meio de biópsias, já que hormônios esteróides têm uma grande afinidade com o tecido adiposo e tendem a se acumular na camada de gordura do animal. O presente estudo se propõe a desenvolver uma técnica de extração e dosagem de esteróides sexuais em amostras da camada de gordura subcutânea de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae). O estudo permitirá comparações da concentração hormonal das baleias no início da estação reprodutiva (julho, agosto) no Brasil com a concentração hormonal já no final da estação reprodutiva (outubro, novembro). Além disso, será feita uma comparação com animais em "repouso sexual" durante o período de alimentação na Antártica nos meses de janeiro e fevereiro. Os animais serão agrupados por sexo e classe etária: fêmea adulta com filhote; fêmea adulta sem filhote; macho adulto; fêmea juvenil; macho juvenil e filhotes machos e fêmeas. As concentrações hormonais serão comparadas entre os grupos tanto na estação reprodutiva como período de alimentação, bem como entre as estações. Serão geradas informações inéditas acerca dos níveis de esteróides sexuais na camada de gordura da população de baleias jubarte do oceano Atlântico Sul tanto na área de reprodução, como na área de alimentação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELLO, DANIELA; COLOSIO, ADRIANA; MARCONDES, MILTON; VIAU, PRISCILA; OLIVEIRA, CLAUDIO. Feasibility of using humpback whale blubber to measure sex hormones. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 486, p. 32-41, . (11/11050-3, 11/12209-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Daniela Magalhães Drummond de. Uso de gordura subcutânea como matriz biológica na dosagem de esteroides sexuais em baleias jubarte (Megaptera novaeangliae). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.