Busca avançada
Ano de início
Entree

Órtese de tornozelo: efeito sobre variáveis dinamométricas e eletromiográficas durante exercício em intensidade do jogo basquetebol

Processo: 11/15980-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Mauro Gonçalves
Beneficiário:Alex Castro
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Entorses e distensões   Biomecânica   Basquetebol   Instabilidade articular   Força muscular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Basquetebol | dinamômetro isocinético | Entorses e Distensões | Força Muscular | Instabilidade Articular | Biomecânica

Resumo

As lesões de tornozelo, particularmente as entorses por inversão desta articulação, são as lesões mais comuns no âmbito esportivo, sendo 41,1% destas ocorrências identificadas durante a prática do basquetebol. Neste sentido, a utilização de órteses de tornozelo tem sido sugerida como medida para prevenir ou minimizar a incidência destas lesões em atletas do basquetebol. Entretanto, dúvidas ainda persistem quanto ao seu real efeito sobre variáveis biomecânicas relacionadas à estabilidade do tornozelo, principalmente em situações que representem condições reais da prática esportiva. Em função disso, este estudo tem por objetivo analisar o efeito da utilização de órtese de tornozelo sobre variáveis dinamométricas e eletromiográficas de músculos estabilizadores do tornozelo durante e após simulação do jogo de basquetebol. Participarão deste estudo basquetebolistas experientes e competidores, saudáveis, com idade entre 18 e 30 anos. Os sujeitos realizarão uma simulação do jogo de basquetebol a partir de um teste laboratorial, caracterizado por duas situações distintas, com ou sem a utilização de órteses nos tornozelos. O teste será composto por quatro períodos de 10 minutos cada, considerando as demandas mecânicas e fisiológicas do jogo de basquetebol. Previamente ao início do teste e após o 2º e 4º períodos do mesmo, serão realizadas as avaliações isocinéticas e eletromiográficas dos grupos musculares eversores e inversores do tornozelo em dinamômetro isocinético (System 4 Pro - Biodex®). Para tanto, os sujeitos realizarão cinco contrações isocinéticas máximas concêntricas e excêntricas de eversão e inversão do tornozelo, separadas por dois minutos de intervalo, às velocidades de 60º/s e 120°/s. As forças de reação do solo serão adquiridas durante todos os saltos realizados na simulação do jogo de basquetebol. Após a aquisição e análise dos dados, será realizada a verificação da normalidade de distribuição dos dados e adotada a análise estatística apropriada para comparação das variáveis entre as condições com e sem a utilização de órtese de tornozelo e em cada condição. Será adotado nível de significância de P < 0,05. Espera-se que a utilização de órtese de tornozelo promova alterações nas variáveis biomecânicas no sentido de manter a estabilidade do tornozelo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTRO, ALEX; GOETHEL, MARCIO FAGUNDES; GASPARI, ARTHUR FERNANDES; CROZARA, LUCIANO FERNANDES; GONCALVES, MAURO. Órtese de tornozelo atenua a força de reação do solo mediolateral durante salto de rebote do basquetebol. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 23, n. 3, p. 232-236, . (10/10886-8, 11/15980-5)
CASTRO, ALEX; GOETHEL, MARCIO FAGUNDES; VIEIRA, EDGAR RAMOS; SARMET MOREIRA, PEDRO VIEIRA; DE ALMEIDA NETO, ANTONIO FRANCISCO; CARDOZO, ADALGISO COSCRATO; BRUNT, DENIS; GONCALVES, MAURO. EFEITOS DO USO DE ÓRTESE DE TORNOZELO SOBRE AS FORÇAS DE REAÇÃO DO SOLO DURANTE SALTOS EM SIMULAÇÃO DO JOGO DE BASQUETEBOL. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 27, n. 2, p. 218-224, . (10/10886-8, 11/15980-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTRO, Alex. Órtese de tornozelo: efeito sobre variáveis dinamométricas e eletromiográficas durante exercício em intensidade do jogo basquetebol. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.