Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de aquisição de fósforo em Euplassa legalis (Vell.) (Proteaceae)

Processo: 11/17037-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Rafael Silva Oliveira
Beneficiário:Patricia de Britto Costa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia funcional   Proteaceae   Fósforo   Processos fisiológicos   Casa de vegetação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cluster roots | Euplassa legalis | fósforo | Proteaceae | Ecologia funcional de plantas

Resumo

Cluster roots são adaptações radiculares que incrementam a aquisição de fósforo (P) em solos com baixa disponibilidade desse nutriente, tanto pelo aumento de superfície de absorção, quanto pela liberação de diversos exsudatos. Tais adaptações, descritas inicialmente em proteáceas, estão bem documentadas em diversas famílias de plantas australianas e sul-africanas (Lambers et. al. 2010), mas sua frequência e função em plantas de solos antigos e pobres em nutrientes da América do Sul ainda não foram bem estabelecidas. Nesse contexto, trabalharemos com uma proteácea comum da América do Sul, Euplassa legalis. Os objetivos deste trabalho são: 1) investigar os efeitos do suprimento de P sobre o crescimento da planta, desempenho fisiológico e formação de raízes do tipo cluster, 2) compreender distribuição de P nos diversos compartimentos da planta e 3) caracterizar os principais carboxilatos liberados pelos cluster roots nesta espécie. A pesquisa será realizada a partir de um experimento em vasos com solo arenoso em casa de vegetação com mudas de 3 meses de E. legalis cujas sementes foram coletadas em uma restinga florestal em Ubatuba, SP. As plantas serão regadas três vezes por semana com solução nutritiva com as seguintes concentrações de P: 0, 10, 50 e 100 mM. Medidas crescimento em altura de expansão foliar serão tomadas durante quatro meses. A taxa fotossintética máxima, biomassa total da planta, número de cluster roots por planta, peso do cluster root/peso total de raízes, bem como a concentração de P nos diversos compartimentos e composição dos exsudatos radiculares serão analisados após esse período. Dessa forma, pretende-se entender o papel do fósforo na formação de cluster roots, bem como elucidar os mecanismos pelos quais essas raízes obtêm nutrientes.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, PATRICIA DE BRITTO; ABRAHAO, ANNA; GORNE VIANI, RICARDO AUGUSTO; SANTIN BRANCALION, PEDRO HENRIQUE; LAMBERS, HANS; HELENA FRANKAND SAWAYA, ALEXANDRA CHRISTINE; OLIVEIRA, RAFAEL S.. Cluster-root formation and carboxylate release in Euplassa cantareirae (Proteaceae) from a neotropical biodiversity hotspot. PLANT AND SOIL, v. 403, n. 1-2, p. 267-275, . (08/58035-6, 10/17204-0, 11/17037-9)