Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade de difusão de pasta de hidróxido de cálcio associado ao aloe vera através dos túbulos dentinários

Processo: 11/20257-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Graziela Garrido Mori Panucci
Beneficiário:Victor Eduardo de Souza Batista
Instituição Sede: Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI). Prefeitura Municipal de Adamantina. Adamantina , SP, Brasil
Assunto(s):Dentina   Medicação intracanal   Hidróxido de cálcio   Teste de Tukey
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aloe vera | dentina | Hidróxido de cálcio | Medicação intracanal | Medicação intracanal

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a capacidade de difusão de pasta de hidróxido de cálcio associada ao aloe vera. Para isso, serão utilizados 60 dentes bovinos extraídos unirradiculados, os quais terão suas coroas removidas. Após isso, os canais radiculares serão instrumentados e divididos em 4 grupos de acordo com a medicação intracanal: Grupo I - pasta de hidróxido de cálcio e água destilada; Grupo II - pasta de hidróxido de cálcio e propilenoglicol; Grupo III - pasta de hidróxido de cálcio e solução de aloe vera; Grupo IV - pasta de hidróxido de cálcio, aloe vera pó e propilenoglicol. Após o preenchimento dos canais radiculares com as respectivas pastas, os dentes serão selados coronalmente e na região do ápice radicular com araldite. Os dentes serão colocados em frascos identificados contendo água deionizada e armazenado em estufa, com 100% de umidade, a 37oC. Após 3h, 24h, 72h, 7 dias, 15 dias e 30 dias, a água deionizada dos frascos será coletada e será realizado a medição do pH da mesma com auxilio de um pHmetro. Os dados obtidos serão organizados em tabelas e comparados estatisticamente por meio do teste de Tukey, com grau de significância de 5%.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTOR EDUARDO DE SOUZA BATISTA; DOUGLAS DÁQUILA OLIAN; GRAZIELA GARRIDO MORI. Diffusion of Hydroxyl Ions from Calcium Hydroxide and Aloe vera Pastes. Brazilian Dental Journal, v. 25, n. 3, p. 212-216, . (11/20257-0)