Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expansão rápida da maxila nos respiradores orais por tomografia computadorizada de feixe cônico

Processo: 11/50585-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Shirley Shizue Nagata Pignatari
Beneficiário:Shirley Shizue Nagata Pignatari
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Otorrinolaringologia  Expansão rápida da maxila  Tomografia computadorizada de feixe cônico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crianca | Expansao Rapida Da Maxila | Respirador Oral | Tomografia De Feixe Conico

Resumo

A expansão rápida da maxila (ERM) é um procedimento comum na ortodontia, indicada para tratamento da correção de constrição maxilar, com objetivo de aumentar o diâmetro do arco e desta forma, melhorar o alinhamento dos dentes nas suas bases ósseas. Estudos sobre os efeitos da ERM procuram demonstrar a mudança na anatomia e melhora do fluxo aéreo na cavidade do nariz, facilitando assim, a respiração nasal. Métodos subjetivos e objetivos, tais como a telerradiografia, rinomanometria tem sido utilizados. Respiradores orais, na maioria das vezes são submetidos à ERM por apresentarem palato ogival, largura intermolar da arcada superior estreita e alta incidência de mordida cruzada posterior. Atualmente, com a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), desenvolvida para escanear região de cabeça e pescoço, com mais precisão e acurácia, com excelente resolução espacial nos cortes axial, coronal, sagital, em diferentes projeções bidimensionais e apresentações volumétricas, é de grande valia para avaliação objetiva dos efeitos da ERM, e do próprio desenvolvimento racial e faríngeo. O objetivo desta pesquisa será avaliar por meio da TCFC, os efeitos da ERM sobre as dimensões das vias aéreas superiores. Serão mensurados: a largura do soalho nasal e dos sinus maxilares, em corte coronal; volume aéreo da orofaringe, em corte sagital; volume aéreo da nasofaringe, em corte axial e sagital. A amostra constará de 25 pacientes respiradores orais, com atresia maxilar, na faixa etária de 6 a 14 de idade, de ambos os sexos. Método: Serão realizadas duas TCFC: Pré e Pós-expansão rápida da maxila. O paciente constituirá seu próprio grupo controle. Espera-se que os resultados deem conta de um aumento nas dimensões da cavidade nasal e melhor transito respiratório mediante avaliação objetiva através do exame de TCFC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDNA NAMIKO IZUKA; MURILO FERNANDO NEUPPMANN FERES; SHIRLEY SHIZUE NAGATA PIGNATARI. Immediate impact of rapid maxillary expansion on upper airway dimensions and on the quality of life of mouth breathers. Dental Press J. Orthod., v. 20, n. 3, p. 43-49, . (11/50585-0)