Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias para migração automática de código no contexto do desenvolvimento orientado a modelos

Processo: 12/04549-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Daniel Lucrédio
Beneficiário:Daniel Lucrédio
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Engenharia de software  Programação generativa  Geração de código 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Migração de Código | Model-Driven Engineering | Programação Generativa | Engenharia de Software

Resumo

No Desenvolvimento de Software Orientado a Modelos, modelos não são apenas artefatos de papel que servem para ilustrar e comunicar idéias. Ao contrário, são efetivamente utilizados como entrada para geradores de código que produzem aplicações completas. Como resultado, o desenvolvedor atua em um nível maior de abstração, colhendo benefícios como maior produtividade, qualidade, e manutenibilidade. Neste contexto, a importância do gerador de código vai além da mera automação de tarefas repetitivas, e portanto há a necessidade de facilitar o processo de criação e manutenção do mesmo. O uso de geradores baseados em templates, em conjunto com uma implementação de referência, é uma das abordagens mais atrativas, por ser independente de linguagem e possuir aspecto semelhante ao produto final, entre outras vantagens. Neste processo, a implementação de referência serve como exemplo de código a ser gerado, e é o local onde são feitas as alterações, depuração e testes. Uma vez que o código de referência está validado, o mesmo é migrado para o gerador, num processo conhecido como migração de código. Porém, isto causa duplicação de código (na implementação de referência e no template) e esforço manual adicional para manter os dois artefatos sincronizados. Este projeto propõe estratégias automáticas para a migração de código, com o objetivo de solucionar estes problemas. Serão estudadas e aplicadas técnicas como anotações no código, editores de texto especializados e engenharia ida-e-volta. Mesmo se tratando de um problema não-trivial, espera-se obter importantes contribuições nesta área, além de ganhos em produtividade devido à automação total ou parcial deste processo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POSSATTO, MARCOS ANTONIO; LUCREDIO, DANIEL. Automatically propagating changes from reference implementations to code generation templates. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 67, p. 65-78, . (12/04549-4)