Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das Enterotoxinas estafilocócicas dos tipos A e B (SEA e SEB) sobre a adesão e a quimiotaxia in vitro de granulócitos maduros provenientes da medula óssea de camundongos

Processo: 12/05561-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida de Souza
Beneficiário:Ana Paula Ferreira Duarte
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/16522-0 - Efeito das enterotoxinas estafilocócicas (ses) sobre a produção e a função de granulócitos maduros na medula óssea de camundongos, AP.JP
Assunto(s):Neutrófilos   Toxicologia   Medula óssea   Eosinófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enterotoxinas Estafilocócicas | eosinófilos | Medula Óssea | neutrófilos | Toxicologia

Resumo

As SEs são proteínas produzidas e excretadas pela bactéria gram-positiva Staphylococcus aureus, e são as principais responsáveis pela maioria das condições patológicas associadas às infecções por esta bactéria, incluindo as infecções pulmonares observadas em ambientes hospitalares. Estudos clínicos recentes têm relatado uma forte correlação entre a presença de anticorpos do tipo IgE para SEs e a amplificação de doenças inflamatórias pulmonares alérgicas em humanos. No entanto, os mecanismos responsáveis pela exacerbação do quadro alérgico em humanos atópicos, após exposição com estas toxinas ainda são pouco investigados e conhecidos. Resultados preliminares recentes, em nosso grupo de pesquisa, têm demonstrado que a exposição das vias áreas de camundongos e ratos com SEA ou SEB, provoca um acréscimo no número das formas imaturas e maduras de granulócitos (eosinófilos e neutrófilos) na medula óssea, sugerindo ser este um dos locais de ação destas toxinas para promover exacerbação do quadro alérgico em humanos atópicos (BACHERT et al., 2007; ROSSI & MONASTEROLO, 2004) e em modelos animais (MARIANO et al., 2010). Entretanto, até o momento, poucos trabalhos científicos têm explorado as ações destas SEs sobre a função de granulócitos da medula óssea. Assim, o objetivo principal deste projeto é investigar se granulócitos maduros (neutrófilos/eosinófilos) provenientes de camundongos expostos à instilação nasal com SEA ou SEB possuem alterações na sua resposta de adesão e quimiotaxia in vitro frente a estímulos conhecidos. Além disto, pretendemos ainda investigar se incubação in vitro, com estas SEs, de granulócitos maduros da medula óssea de animais naïve, alteram a resposta destas células frente a estímulos indutores de adesão e quimiotaxia in vitro. Também faz parte de nossos objetivos tentar elucidar os possíveis mecanismos de mobilização de neutrófilos e eosinófilos da medula óssea para o tecido inflamado de camundongos expostos as SEs, através da investigação da expressão de moléculas de adesão, envolvidas na mobilização destas células, tais como VLA-4, LFA-1 e MAC-1 e medida dos níveis de citocinas (IL-4 e IL-5) e de quimiocinas (eotaxina, SDF-1±;CXCL12 e KC;CXCL1) bem como os fatores GM-CSF e G-CSF na medula óssea de camundongos. Considerando-se os altos índices de infecções hospitalares provocadas por Staphylococcus aureus, e as recentes evidências clínicas de que o prévio contato com SEs representa um fator etiológico para o desenvolvimento de doenças respiratórias alérgicas, os dados obtidos neste projeto poderão representar um grande avanço no esclarecimento do mecanismos de ação destas toxinas, e fornecer subsídios para o desenvolvimento de alternativas terapêuticas eficazes no tratamento de doenças respiratórias precedidas por infecção pulmonar causada por bactérias gram-positivas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA-DUARTE, ANA P.; PINHEIRO-TORRES, ANELIZE S.; ANHE, GABRIEL F.; CONDINO-NETO, ANTONIO; ANTUNES, EDSON; DESOUZA, IVANI A.. MHC Class II Activation and Interferon-gamma Mediate the Inhibition of Neutrophils and Eosinophils by Staphylococcal Enterotoxin Type A (SEA). FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 7, . (12/05561-8, 09/16522-0)