Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação citotóxica e genotóxica de osteoblastos de recém-nascidos de ratas etilistas

Processo: 12/10643-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Rosilene Fernandes da Rocha
Beneficiário:Rosilene Fernandes da Rocha
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez  Genotoxicidade  Toxicidade  Osteoblastos  Farmacologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:álcool etílico | Genotoxicidade | gestação | osteoblastos | Toxicidade | farmacologia

Resumo

O álcool apresenta efeito teratogênico e o seu consumo durante a gestação pode causar várias alterações no feto, inclusive interferir no seu desenvolvimento ósseo. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito citotóxico e genotóxico do consumo crônico de álcool a 20% em osteoblastos de ratos recém-nascidos, cujas mães serão tratadas com álcool antes e durante a gestação. Para tanto serão utilizadas 30 ratas prenhas divididas em grupos conforme a dieta: 10 tratadas com álcool a 20%; 10 pertencentes ao grupo isocalórico, correspondente às calorias ingeridas pelo grupo do álcool; e 10 animais tratados com água e ração à vontade. As ratas serão condicionadas ao alcoolismo, e para isso, as mesmas serão tratadas a partir de um mês e meio de idade. Inicialmente passarão por um período de adaptação de quatro semanas e depois serão tratadas diariamente com 20% de solução alcoólica até os quatro meses e meio de idade. Após esse período, elas serão acasaladas e tratadas por todo período gestacional. Aos três dias de vida, os recém-nascidos serão eutanasiados para remoção da calvária e isolamento das células por meio de digestão enzimática sequencial, sendo estas cultivadas por períodos de até 14 dias. Nas placas de cultura serão realizados os testes para avaliar o efeito citotóxico e genotóxico do álcool baseado na presença de micronúcleos, caracterização da morte celular, teste cometa, avaliação do cariótipo, PCR, expressão de proteínas de adesão e microscopia de varredura. Os dados numéricos serão submetidos à análise estatística utilizando-se o teste ANOVA, com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, ISABEL C. S.; MARTINELLI, CAROLINA DA S. M.; MILHAN, NOALA V. M.; MARCHINI, ADRIANA M. P. DA S.; DUTRA, TAMIRES P.; DE SOUZA, DANIELA M.; DA ROCHA, ROSILENE F.. Prenatal alcohol exposure reduces mandibular calcium and phosphorus concentrations in newborn rats. JOURNAL OF ORAL SCIENCE, v. 58, n. 3, p. 439-444, . (12/10643-3)