Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão de risco estrutural em dutos enterrados: contribuição à prática nacional brasileira

Processo: 12/11587-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:André Teófilo Beck
Beneficiário:Felipe Alexander Vargas Bazán
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão de riscos   Confiabilidade estrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confiabilidade Estrutural | Dutos enterrados | Gestão de riscos | otimização de custos operacionais | otimização de risco | segurança operacional de dutos | Confiabilidade estrutural

Resumo

Bases de dados internacionais mostram que dano mecânico por ação de terceiros e corrosão são duas das principais causas de falhas em dutos enterrados. Desta forma, a gestão de risco em operações com dutos requer ferramentas para modelar e prever probabilidades de ocorrência de eventos de vazamento devido a estes dois modos de falha. Por outro lado, a otimização de risco estrutural é uma formulação que inclui o custo (esperado) de falha no balanço econômico, permitindo encontrar o ponto de compromisso ótimo entre os objetivos de economia e segurança, os quais competem entre si. O objetivo principal do presente projeto de pós-doutorado é o desenvolvimento de ferramentas que permitam a gestão otimizada do risco estrutural de dutos enterrados, nos dois modos de falha referidos, levando em conta, de forma explícita, as conseqüências de falha e incorporando modelos de incerteza para inspeção e manutenção. No Brasil, a operação dutoviária ainda é feita de forma empírica, com o tempo entre inspeções periódicas sendo decidido com base na experiência. A contribuição principal pretendida com o presente projeto de pesquisa consiste em endereçar a gestão do risco de dutos de uma maneira mais racional e direta, através da formulação de otimização de risco. O projeto envolve a utilização de recursos computacionais. Esta proposta resulta da experiência adquirida através de um projeto P&D financiado pela PETROBRAS. Existe grande expectativa de incorporação dos resultados na prática da PETROBRAS e da Transpetro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARGAS BAZAN, FELIPE ALEXANDER; BECK, ANDRE TEOFILO. Stochastic process corrosion growth models for pipeline reliability. Corrosion Science, v. 74, p. 50-58, . (12/11587-0)
VARGAS BAZAN, FELIPE ALEXANDER; BECK, ANDRE TEOFILO. Optimal design of buried pipelines considering failure by mechanical damage. Structure and Infrastructure Engineering, v. 12, n. 11, p. 1477-1486, . (12/11587-0)