Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações teciduais em dois modelos de indução de doenca periodontal em camundongos: análise histológica e por microtomografia computadorizada

Processo: 12/11860-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Gustavo Boze Toffoli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças periodontais   Técnicas histológicas   Porphyromonas gingivalis   Microtomografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doença periodontal | perda óssea | Porphyromonas gingivalis | Periodontia

Resumo

A periodontite é uma doença infecciosa caracterizada pela destruição do tecido ósseo alveolar, mediada e modulada pelo hospedeiro frente aos microrganismos provenientes do biofilme dental. Compreender a origem e a evolução da reabsorção de osso alveolar é uma das metas primordiais da pesquisa periodontal, sobretudo visando o estabelecimento de novas modalidades terapêuticas. O desenvolvimento de modelos experimentais torna-se importante e é um passo necessário antes de ingressar em experimentações clínicas com novas terapias de tratamentos. Sendo assim, o presente estudo apresenta como objetivos caracterizar e avaliar as alterações teciduais provocadas por dois modelos de doença periodontal experimental em camundongos. Para isto, serão utilizados camundongos C57/BL6 wild type (WT), fêmeas distribuídas em 4 grupos experimentais seguindo os períodos de sacrifício: 30 e 45 dias após o início da indução da doença (n=6 animais/período/grupo). O Grupo C corresponderá ao grupo controle negativo; no Grupo L a doença periodontal será induzida por meio de ligaduras no primeiro molar maxilar bilateralmente; nos Grupos G-Pg e G-PgFn serão realizadas gavagem com Porphyromonas gingivalis e Porphyromonas gingivalis + Fusobacterium nucleatum respectivamente. As amostras obtidas serão utilizadas para avaliação do processo imuno-inflamatório presente no tecido gengival, por meio de análise histológica descritiva e estereométrica. A avaliação da perda óssea alveolar será avaliada por microtomografia computadorizada (¼CT). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MOLON, RAFAEL SCAF; MASCARENHAS, VINICIUS IBIAPINA; DE AVILA, ERICA DORIGATTI; FINOTI, LIVIA SERTORI; TOFFOLI, GUSTAVO BOZE; PALOMARI SPOLIDORIO, DENISE MADALENA; SCAREL-CAMINAGA, RAQUEL MANTUANELI; TETRADIS, SOTIRIOS; CIRELLI, JONI AUGUSTO. Long-term evaluation of oral gavage with periodontopathogens or ligature induction of experimental periodontal disease in mice. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 20, n. 6, p. 1203-1216, . (12/11860-8)