Busca avançada
Ano de início
Entree

Tetraspaninas em carcinoma de vulva: correlação da expressão de CD9, CD63, CD81 e CD82 com a infecção pelo HPV e prognóstico

Processo: 12/17120-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Kátia Cândido Carvalho
Beneficiário:Kátia Cândido Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infecções por Papillomavirus  Neoplasias vulvares  Tetraspaninas  Antígenos CD9  Antígenos CD63  Antígenos CD81  Antígenos CD82  Imuno-histoquímica  Reação em cadeia da polimerase em tempo real 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hpv | Imunoistoquímica | pcr em tempo real | tetraspaninas | Biologia Molecular

Resumo

O câncer de vulva corresponde a cerca de 95 % dos tumores vulvares. O câncer de vulva apresenta bom prognóstico quando diagnosticado precocemente e a sobrevida depende do comprometimento dos linfonodos inguinais, sendo que cerca de 30 % das pacientes apresentam metástase linfonodal. Em mulheres mais jovens, o carcinoma de vulva, geralmente, está relacionado à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Atualmente, pouco se sabe sobre os mecanismos que dirigem o comportamento biológico do câncer vulvar. A identificação de fatores envolvidos na gênese ou no desenvolvimento deste câncer pode contribuir tanto para o entendimento dessa neoplasia como para novos conceitos de tratamento. Nesse sentido, as tetraspaninas (TSPAN) são proteínas envolvidas em diversos processos fisiológicos, como: proliferação celular, migração celular, sinalização, invasão celular, entre outros. A redução ou perda de expressão de TSPAN é frequentemente reportada em lesões metastáticas, tumores com pior prognóstico e baixa taxa de sobrevida. Além disso, a participação dessas moléculas em infecções virais, inclusive pelo HPV16, tem sido reportada na literatura. O objetivo desse projeto é analisar o perfil da expressão das tetraspaninas CD9, CD63, CD81 e CD82 no carcinoma de vulva e em tecido de borda normal. Adicionalmente, avaliar a correlação entre a expressão dessas moléculas com a infecção pelo HPV. As amostras serão obtidas no Departamento de Anatomia patológica do Hospital A. C. Camargo. Blocos de parafina contendo os tecidos (150 casos) serão utilizados para construção de TMAs (tissue microarray), que serão utilizados em reações de imunoistoquímica. O RNA total será extraído de amostras congeladas (32 amostras) para análise da expressão gênicas dessas moléculas, por PCR em tempo real (qRT-PCR). Os resultados serão submetidos à análises estatísticas para verificação da correlação entre a expressão dessas moléculas com os dados clínicos e anatomo-patológicos das pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, KELLY PEDROZO; DE ALMEIDA, BRUNA CRISTINE; DOS ANJOS, LAURA GONZALEZ; BAIOCCHI, GLAUCO; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; ROCHA, RAFAEL MALAGOLI; BARACAT, EDMUND CHADA; DOBROFF, ANDREY SENOS; CARVALHO, KATIA CANDIDO. Assessment of TSPAN Expression Profile and Their Role in the VSCC Prognosis. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 9, . (12/17120-6, 15/21068-8)