Busca avançada
Ano de início
Entree

Fluid intake patterns: an epidemiological study among children and adolescents in Brazil

Processo: 12/17848-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Luiz Carlos de Abreu
Beneficiário:Luiz Carlos de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Organização Social de Saúde. Fundação do ABC. Santo André , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carbohydrate consumption | childhood obesity | fluid intake | Infant nutrition | nutritional education | Saúde dacriança e do adolescente

Resumo

RESUMOIntrodução: Há um aumento significativo no consumo de energia proveniente da ingestão de bebidas adoçadas com açúcar entre crianças e adolescentes. Os líquidos calóricos é um dos fatores mais importantes que podem ter impacto sobre a alta prevalência de crianças e adolescentes com obesidade em todo o mundo. O consumo elevado de açúcares resulta em consequências fisiológicas e metabólicas. Sugere-se que o alto índice glicêmico (IG) das bebidas açucaradas com frequente elevação nos níveis de glicose e insulina plasmáticas pode ocasionar, em longo prazo, aumento no risco de diabetes tipo II. Há poucos dados sobre o consumo de líquidos no Brasil. Objetivo: avaliar o volume e a qualidade de líquidos consumidos por crianças e adolescentes brasileiros e determinar a proporção de seu consumo diário de energia em composto de líquidos.Método: Estudo multicêntrico realizado em cinco cidades brasileiras. O estudo incluiu 831 participantes entre 3 e 17 anos de idade. Um registo de quatro dias de dieta específica para fluidos foi completado para cada indivíduo e o volume e a ingestão de líquidos foi avaliada a partir de Kcal. O número médio de Kcal em cada bebida foi determinado com base em informações do rótulo e os dados de energia de consumo diário de líquidos foram comparados com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a autoridade de regulação brasileira de alimentos, de acordo com a idade de cada sujeito.Resultados: o volume das bebidas carbonatadas consumidas pelas crianças foi aumentada e a ingestão de leite diminuída significativamente. Para as crianças com idades entre 3 e 10, leite e produtos lácteos contribuiu o maior número diário de Kcal de líquidos. Bebidas açucaradas que incluíam bebidas carbonatadas, néctares e bebidas artificiais, foram responsáveis por 37% e 45% do total de Kcal. Entre os adolescentes (participantes - 11 a 17 - anos de idade), a maior parte do consumo de energia de líquidos vieram de bebidas carbonatadas, que representaram uma média de 207 kcal / dia neste grupo (42% de seu consumo total de energia de líquidos).Conclusão: Os profissionais de saúde devem estar atentos para o consumo excessivo de bebidas adoçadas com açúcar em crianças e adolescentes. O movimento em direção a padrões alimentares saudáveis em níveis individuais e da população pode ajudar a melhorar os programas de prevenção de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. Houve aumento do volume das bebidas carbonatadas e redução no volume de ingesta de leite por crianças e adolescentes.Palavras-chave: nutrição infantil, obesidade infantil, consumo de carboidratos, a educação nutricional, a ingestão de líquidos, Kcal líquido, a ingestão de água (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEFERBAUM, RUBENS; DE ABREU, LUIZ CARLOS; LEONE, CLAUDIO. Fluid intake patterns: an epidemiological study among children and adolescents in Brazil. BMC PUBLIC HEALTH, v. 12, . (12/17848-0)