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Impacto da criação de ciclofaixas na utilização da bicicleta como meio de transporte por adultos residentes no município de Rio Claro - SP

Processo: 12/18795-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Eduardo Kokubun
Beneficiário:Inaian Pignatti Teixeira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente objtivo | Ambiente percebido | Ciclismo no transporte | ciclofaixa | Ciclovia | Atividade Física e Saúde

Resumo

Diversos estudos vêm demonstrando que o uso da bicicleta como meio de transporte têm efeitos benéficos sobre várias doenças, seja em função do exercício físico em si ou de forma indireta através da redução de carbono e poluição advindos dos automóveis. Porém a falta de um local adequado para utilização da bicicleta (ciclovias e ciclofaixas) é uma das principais barreiras para os não ciclistas e ciclistas. Os estudos que avaliam o impacto da criação de ciclovias e ciclofaixas na promoção do ciclismo apresentam alguns resultados inconsistentes e há poucos estudos usando medidas objetivas que reportam aumento na atividade física em resposta a essas mudanças ambientais. Pensando nisso, o objetivo deste estudo é de avaliar o impacto da criação de ciclofaixas na utilização da bicicleta como meio de transporte por adultos residentes na cidade de Rio Claro - SP. Para tal, a pesquisa será realizada de forma longitudinal constituída por dois momentos. No primeiro momento, uma pesquisa será realizada com 1588 sujeitos em um período anterior à criação de 14 quilômetros de ciclofaixas no município; num segundo momento, após a criação dessas estruturas, os mesmos sujeitos serão convidados a participar da segunda etapa dessa pesquisa. O impacto da criação das ciclofaixas será analisado de forma objetiva e subjetiva, através do Sistema de Informações Geográficas e de forma percebida, através de um instrumento validado para avaliar as barreiras e motivadores para a utilização de bicicletas e ciclovias, respectivamente. Para a análise dos dados será utilizada a Regressão de Poisson sendo ajustáveis para variáveis sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social e número de carros.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA ELISA MESSETTI CHRISTOFOLETTI; GUILHERME STEFANO GOULARDINS; DIEGO ORCIOLI-SILVA; DEISY TERUMI UENO; INAIAN PIGNATTI TEIXEIRA; EDUARDO KOKUBUN; PRISCILA MISSAKI NAKAMURA. Fatores associados à mortalidade de adultos e idosos residentes no município de Rio Claro - SP: um estudo de coorte. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., v. 20, n. 3, p. 258-268, . (12/18795-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Inaian Pignatti. Impacto da implementação de ciclofaixas na utilização da bicicleta como meio de transporte. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.