Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise market comparativa dos mercados de carbono: EU ETs e MDL, à luz da economia institucional

Processo: 12/50003-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Maria Sylvia Macchione Saes
Beneficiário:Sara Gurfinkel Marques de Godoy
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia institucional   Mercado de carbono   Protocolo de Kyoto   Custo de transação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Custo De Transacao | Economia Institucional | Eu Ets | Mecanismo De Desenvolvimento | Mercado De Carbono | Protocolo De Kyoto

Resumo

O mercado de créditos de carbono abrange a comercialização de certificados resultantes da adoção de Kyoto além de outros programas de redução como os de licenças para poluir. O desenvolvimento deste instrumento de mercado se dá como uma tentativa de reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Devido à importância desta ferramenta para solucionar o problema do aquecimento global, o foco desta pesquisa é estabelecer um comparativo entre o mercado de carbono decorrente dos programas de EU ETS e do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Na busca de uma análise que proporcione conclusões a respeito das vantagens e desvantagens de cada programa, o estudo se concentrará na eficiência de cada mecanismo de redução apresentando as diferenças das regras e organizações existentes. Este trabalho é justificável, pois intenciona-se identificar as razões que levam o European Emission Trade Scheme (EU ETS) a ter um volume de reduções e número de interessados muito superior ao do mercado de carbono resultante do processo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Como forma de delimitação de abordagem da pesquisa, o MDL é escolhido dentro outros instrumentos, pois está dentro das determinações do Protocolo Kyoto, que apesar de suas limitações, é um dos programas universais mais relevantes atualmente, além de abranger os projetos em países em desenvolvimento, mesmo que estes não possuam metas de redução. Já o EU ETS é o mercado de carbono mais relevante atualmente em termos de volume de redução de emissões. Para alcançar os objetivos, o trabalho contará com o suporte teórico da Economia Institucional, pois suas teorias ressaltam a importância dos arranjos institucionais - conjunto das organizações, instituições, regras do jogo, relações de poder - no intuito de entender os problemas econômicos. Desta forma, as ferramentas disponibilizadas por esta Escola serão utilizadas para entender os programas de EU ETS e o MDL. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GODOY, SARA GURFINKEL M.; MACCHIONE SAES, MARIA SYLVIA; BIGIO SCHNAIDER, PAULA SARITA; SOUZA PIAO, ROBERTA CASTRO. Do clean development mechanisms promote sustainable development in Brazil? a cross-sectoral investigation. REGE-REVISTA DE GESTAO, v. N/A, p. 15-pg., . (12/50003-3)