Busca avançada
Ano de início
Entree

Rede de proteção às mulheres em situação de violência em Ribeirão Preto

Processo: 12/51309-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Elisabeth Meloni Vieira
Beneficiário:Elisabeth Meloni Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/14264-0 - Rede de proteção às mulheres em situação de violência em Ribeirão Preto, BP.TT
Assunto(s):Saúde da mulher  Violência contra a mulher  Serviços de saúde da mulher  Ribeirão Preto (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genero | Intersetorialidade | Redes De Servicos | Saude Da Mulher | Violencia Contra A Mulher

Resumo

A violência contra a mulher, grave violação de direitos humanos, gera diversas consequências para as pessoas que vivenciam o seu ciclo. Estudos mostram ser este um problema de grande prevalência no Brasil e no mundo. Diversas medidas vêm sendo tomadas nos limos anos com o intuito de combater esse problema e, apesar dos avanços ocorridos nas últimas décadas, à realidade dos serviços no que se refere à atenção à mulher em situação de violência, ainda é bastante precária e insatisfatória. O enfrentamento da violência contra as mulheres depende, entre outras ações, da articulação, entre os serviços de saúde e outros serviços, como os de segurança pública, judiciais e psicossociais, possibilitando assim, a formação de redes de apoio que devem trabalhar em conjunta. O presente estudo tem por objetivo principal conhecer as instituições e organizações sociais assim como as agentes que participam da rede de proteção às mulheres em situação de violência no município de Ribeirão Preto e identificar as dificuldades de articulação. Também pretende verificar se os profissionais conhecem os recursos sociais existentes, como se relacionam e integram-se com os serviços e profissionais de outros setores, além de conhecer como atendem os casos e suas propostas de intervenção. É a partir do apoio oferecido pelos equipamentos sociais e outros elementos da uma rede articulada que as mulheres em situação de violência poderão enfrentar a problemática. Um dos maiores desafios nossa sentido é a construção, o aprimoramento e a regularização de procedimentos e ações conjuntas que atendam adequadamente, realizem a identificação e o encaminhamento de casos e/ou desenvolvam políticas/projetos de prevenção dos casos de violência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA HASSE; ELISABETH MELONI VIEIRA. Como os profissionais de saúde atendem mulheres em situação de violência? Uma análise triangulada de dados. Saúde debate, v. 38, n. 102, p. 482-493, . (12/51309-9)