Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de imaturos de espécies de importância forense, Chrysomya megacephala (F.) e Chrysomya putoria (W.) (Diptera: Calliphoridae), sob influência de diferentes temperaturas e/ou cloridrato de fluoxetina

Processo: 13/07022-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Patricia Jacqueline Thyssen
Beneficiário:Marcela Aquiyama Alonso
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Drogas ilícitas   Entomotoxicologia   Estimativa de intervalo pós-morte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biologia de insetos necrófagos | desenvolvimento temperatura-dependente | drogas de abuso | intervalo pós-morte | Entomotoxicologia

Resumo

Vários estudos têm demonstrado que fatores como temperatura, presença de substâncias tóxicas nos tecidos do cadáver e densidade larval podem afetar o desenvolvimento de insetos necrófagos encontrados em um corpo, consequentemente alterando a estimativa do intervalo pós-morte (IPM), quando este é calculado a partir da idade das larvas que se criam neste substrato. Contudo, pouco se sabe sobre o efeito de duas variáveis combinadas no cálculo do IPM. Assim, o presente estudo terá como objetivos avaliar a taxa de desenvolvimento de imaturos de Chrysomya putoria (Wiedemann) e Chrysomya megacephala (Fabricius) (Diptera: Calliphoridae) em diferentes temperaturas - 5, 10, 15, 20, 25, 30 e 35ºC - sob o efeito de distintas concentrações de cloridrato de fluoxetina - 1xDT e 2xDT (considerando DT= 60mg/dia para indivíduo adulto - 60kg). Um grupo controle, sem adição de droga, será mantido simultaneamente sob as mesmas condições, para fins comparativos, para todas as espécies. Adicionalmente, com o auxílio de câmera termográfica, será mensurada a temperatura da massa larval em cada condição de tratamento. Com base nas informações obtidas, modelos de graus-horas acumuladas ou ADH (acumulated degree hours) serão reformulados visando aumentar a acurácia do IPM em casos que envolvam morte por uso ou abuso de drogas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALONSO, M. A.; SOUZA, C. M.; LINHARES, A. X.; THYSSEN, P. J.. Egg Developmental Time and Survival of Chrysomya megacephala and Chrysomya putoria (Diptera: Calliphoridae) Under Different Temperatures. Journal of Medical Entomology, v. 52, n. 4, p. 551-556, . (13/07022-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)