Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade seladora, alteração de cor e de componentes superficiais do MTA e cimento Portland associado à diferentes radiopacificadores e diferentes líquidos.

Processo: 13/07677-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 15 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Hungaro Duarte
Beneficiário:Bruno Martini Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/25280-9 - Propriedades físico-químicas e bioatividade de cimentos de obturação retrógrada, BE.EP.DR
Assunto(s):Cimento Portland   Microanálise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimento Portland | Microanálise | Mta | Radiopacificadores | Odontologia

Resumo

O objetivo do estudo é analisar as alterações de cor, os componentes superficiais e a adaptação marginal apical do MTA e do cimento Portland associado a diferentes radiopacificadores e veículos. Os cimentos serão divididos em 6 grupos: I - MTA branco (controle), II - cimento Portland branco (CP), III - CP e 20% de óxido de zircônio, IV - CP e 40% de óxido de zircônio, V - CP e 20% de tungstato de cálcio e VI - CP e 40% de tungstato de cálcio. Cada grupo será subdividido de acordo com o veículo utilizado: água destilada e um líquido contendo 20% de propileno glicol e 80% de água destilada em volume. Para análise da alteração de cor os materiais serão colocados em anéis de teflon de 20 mm de diâmetro e 2 mm de altura, sendo confeccionados 30 anéis para cada grupo. Após a manipulação e inserção nos anéis, os materiais serão submetidos à espectrofotometria para análise da cor e à microanálise em raios X para identificação dos componentes superficiais. Posteriormente os anéis com os materiais serão divididos em grupos de 10 em função do líquido a ser colocado em contato: água ultra pura, saliva artificial e sangue bovino. Após o período de 7 dias, uma nova tomada de cor e microanálise será realizada. Este procedimento será repetido a cada 7 dias até completar 60 dias. Para o teste de adaptação apical, serão empregadas 120 raízes com 15 mm de comprimento que serão apicetomizadas e retropreparadas com ponta ultrassônica realizando cavidades de 3mm de profundidade com 1 mm de diâmetro. As raízes serão divididas em 12 grupos (n=10). Após a realização das cavidades retrógradas os dentes serão mantidos em estufa a 370C e 100% de umidade durante 24 horas e serão submetidos à microscopia eletrônica de varredura em baixo vácuo para análise da adaptação apical do material. Posteriormente os dentes serão submetidos ao teste de filtração de fluído utilizando o dispositivo Flodec e nova microscopia será realizada para observar a alteração da adaptação com o tempo. Os resultados serão submetidos ao teste de normalidade de D'Agostino e Pearson para posterior escolha do teste adequado para a análise estatística, com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, BRUNO MARTINI; TARTARI, TALITA; MARCIANO, MARINA ANGELICA; VIVAN, RODRIGO RICCI; LIA MONDELI, RAFAEL FRANCISCO; CAMILLERI, JOSETTE; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO. Color Stability, Radiopacity, and Chemical Characteristics of White Mineral Trioxide Aggregate Associated with 2 Different Vehicles in Contact with Blood. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 41, n. 6, p. 947-952, . (13/07677-6)
GUIMARAES, BRUNO MARTINI; VIVAN, RODRIGO RICCI; PIAZZA, BRUNO; ALCALDE, MURILO PRIORI; BRAMANTE, CLOVIS MONTEIRO; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO. Chemical-physical Properties and Apatite-forming Ability of Mineral Trioxide Aggregate Flow. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 43, n. 10, p. 1692-1696, . (13/07677-6, 14/25280-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Bruno Martini. Avaliação da capacidade seladora, alteração de cor e de componentes superficiais do MTA e cimento Portland associado à diferentes radiopacificadores e diferentes líquidos. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.