Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação simultânea de etinilestradiol, estradiol, estrona e estriol em efluentes utilizando extração em fase sólida com polímeros de impressão molecular (MISPE) via cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)

Processo: 13/12569-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Elizabete Campos de Lima
Beneficiário:Elizabete Campos de Lima
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição da água  Esteroides  Estradiol  Estrona  Estriol  Cromatografia líquida de alta pressão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:efluentes | estradiol | Estriol | estrona | Hplc | Mispe | determinação de poluentes emergentes em efluentes

Resumo

A contaminação de recursos hídricos constitui um dos principais problemas ambientais da atualidade, sendo que a preocupação com os micropoluentes- substâncias que se manifestam em concentrações na ordem de ¼g L-1 e ng L-1- tem aumentado expressivamente nos últimos anos pois apesar da baixa concentração em que são detectados, são capazes de causar sérios danos aos seres vivos. Entre as substâncias que podem ser classificadas como micropoluentes, destacam-se os hormônios. Os hormônios estrógenos são micropoluentes que podem trazer danos à saúde e danos ambientais, por isso é necessário o desenvolvimento de técnicas que detectem e extraiam essas substâncias de meios aquáticos. Os impactos desencadeados por essas substâncias no meio ambiente são considerados uma questão de âmbito global, podendo ser observados desde os microinvertebrados até os grandes vertebrados. O presente projeto tem como objetivos desenvolver e otimizar uma metodologia de extração e pré-concentração em fase sólida utilizando MIPs para a determinação de hormônios estrogênios (etinilestradiol, estradiol, estrona e estriol) em efluentes para sua posterior determinação e quantificação por cromatografia líquida com detecção DAD e; validar a metodologia desenvolvida utilizando o protocolo ICH Q2R1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIVIANE DO NASCIMENTO BIANCHI; MARCOS ROBERTO DE ARAUJO SILVA; MARCUS AUGUSTO LAMIM; CLOVIS LUCIO DA SILVA; ELIZABETE CAMPOS DE LIMA. Extração em fase sólida utilizando polímeros de impressão molecular (MISPE) para a determinação de estrógenos em águas superficiais por HPLC. Rev. Ambient. Água, v. 12, n. 3, p. 380-389, . (13/12569-8)