Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação empírica dos impactos competitivos de regras regulatórias de redistribuição de slots em aeroportos

Processo: 13/14914-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Beneficiário:Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Civil (IEI). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Infraestrutura de transportes  Demanda (economia)  Aeroportos  Políticas públicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aeroportos | Demanda | dominância | Escolha Discreta | Regulação | slots | Economia dos Transportes

Resumo

Um dos fatores de maior geração de perdas de bem-estar econômico do transporte aéreo moderno é a escassez de infraestrutura aeroportuária. Em situação de escassez, os aeroportos congestionados são tipicamente administrados sob um regime de alocação de "slots" - horários de pouso e decolagem rigidamente predeterminados e distribuídos -, o que potencialmente cria barreiras à entrada de novas companhias aéreas e tem efeito indutivo de poder de mercado das firmas incumbentes. São raras as possibilidades de realocação redistributiva de slots aeroportuários dotados de atributos atrativos para novos rivais que possam de fato aumentar a contestabilidade dos mercados das empresas dominantes do setor. Adiciona-se a este fator, a existência de intenso movimento de "lobby" com vistas à captura regulatória das autoridades. O presente trabalho visa efetuar um estudo empírico dos efeitos do congestionamento da infraestrutura aeroportuária sobre o poder de mercado das firmas, com ênfase especial na dominância de slots. A partir de estimação de parâmetros de um sistema de demanda baseado em modelos econométricos de escolha discreta do tipo logit aninhado e variantes, serão promovidas simulações dos impactos de reforma regulatória quanto à alocação de infraestrutura aeroportuária. Nas simulações, assume-se a vigência de modelos de equilíbrio competitivo do tipo Bertrand-Nash. Serão avaliados os efeitos e as possibilidades de redistribuição de slots em favor de empresas com menor participação de mercado, com foco em métricas de poder de mercado relativo, sendo geradas recomendações de políticas públicas para o transporte aéreo brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (15)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; NARCIZO, RODOLFO R.; CALIARI, THIAGO; MORALES, MAURICIO A. V.; PRADO, RAFAEL. Estimating fuel-efficiency while accounting for dynamic fleet management: Testing the effects of fuel price signals and fleet rollover. TRANSPORTATION RESEARCH PART D-TRANSPORT AND ENVIRONMENT, v. 95, . (13/14914-4, 15/19444-1)
OLIVEIRA, RENAN P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; LOHMANN, GUI; BETTINI, HUMBERTO F. A. J.. The geographic concentrations of air traffic and economic development: A spatiotemporal analysis of their association and decoupling in Brazil. JOURNAL OF TRANSPORT GEOGRAPHY, v. 87, . (15/19444-1, 13/14914-4)
DE OLIVEIRA, RENAN P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Financial distress, survival network design strategies, and airline pricing: An event study of a merger between a bankrupt FSC and an LCC in Brazil. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 92, . (13/14914-4, 15/19444-1)
SANTOS, LUCA J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; ALDRIGHI, DANTE MENDES. Testing the differentiated impact of the COVID-19 pandemic on air travel demand considering social inclusion. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 94, . (15/19444-1, 13/14914-4)
OLIVEIRA, MARCUS V. R.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. What drives effective competition in the airline industry? An empirical model of city-pair market concentration. TRANSPORT POLICY, v. 63, p. 165-175, . (13/14914-4)
BETTINI, HUMBERTO F. A. J.; SILVEIRA, JOSE MARIA F. J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Estimating strategic responses to the march of a low cost carrier to primary airports. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 109, p. 190-204, . (13/14914-4)
MARQUES JUNIOR, CARLOS HIGINO; GOMES ELLER, ROGERIA DE ARANTES; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Are passengers less willing to pay for flying turboprops? An empirical test of the "turbo aversion hypothesis". JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 73, p. 9-pg., . (13/14914-4)
NARCIZO, RODOLFO R.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; DRESNER, MARTIN E.. An empirical model of airline fleet standardization in Brazil: Assessing the dynamic impacts of mergers with an events study. TRANSPORT POLICY, v. 97, p. 12-pg., . (15/19444-1, 13/14914-4)
MARQUES JUNIOR, CARLOS HIGINO; GOMES ELLER, ROGERIA DE ARANTES; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Are passengers less willing to pay for flying turboprops? An empirical test of the ``turbo aversion hypothesis{''}. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 73, p. 58-66, . (13/14914-4)
MIRANDA, VICTOR A. P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Airport slots and the internalization of congestion by airlines: An empirical model of integrated flight disruption management in Brazil. TRANSPORTATION RESEARCH PART A-POLICY AND PRACTICE, v. 116, p. 201-219, . (13/14914-4, 15/19444-1)
EUFRASIO, ANA BEATRIZ R.; ELLER, ROGERIA A. G.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. re on -time performance statistics worthless? An empirical study of the flight scheduling strategies of Brazilian airline. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 145, . (15/19444-1, 13/14914-4)
BETTINI, HUMBERTO F. A. J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Two-sided platforms in airport privatization. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 93, p. 262-278, . (13/14914-4)
ROLIM, PAULA S. W.; BETTINI, HUMBERTO F. A. J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 54, p. 31-41, . (13/14914-4)
VARELLA, RAFAEL R.; FRAZAO, JESSICA; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Dynamic pricing and market segmentation responses to low-cost carrier entry. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 98, p. 151-170, . (13/14914-4)
DE OLIVEIRA, RENAN P.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.; LOHMANN, GUI. A Network-Design Analysis of Airline Business Model Adaptation in the Face of Competition and Consolidation. TRANSPORTATION SCIENCE, v. 55, n. 2, p. 532-548, . (13/14914-4, 15/19444-1)