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Avaliação da eficácia de um programa de treinamento de residentes utilizando pacientes simulados para comunicação de más notícias em Perinatologia

Processo: 13/24185-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Eliana Martorano Amaral
Beneficiário:Eliana Martorano Amaral
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Maria Sílvia Vellutini Setubal
Assunto(s):Comunicação em saúde  Educação médica  Perinatologia  Humanização da assistência  Revelação da verdade  Simulação de paciente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em saúde | Educação Médica | humanização da assistência | Perinatologia | revelação da verdade | simulação de paciente | Tocoginecologia

Resumo

Transmitir uma má notícia para pacientes e suas famílias é uma das tarefas mais difíceis enfrentadas por profissionais da saúde. A maneira como a má notícia é transmitida tem um impacto enorme na elaboração dessas situações. Em perinatologia, dadas as expectativas envolvidas no projeto de se ter um filho e as mudanças psíquicas associadas à gravidez, parto e puerpério, dar más notícias exige um cuidado e capacitação únicos para os quais, em geral, não se oferece um treinamento específico. Reconhece-se que empatia e habilidades de comunicação podem ser aprendidas e devem ser ensinadas. Entre as intervenções educativas, o programa SPIKES para treinar profissionais de saúde na comunicação de más notícias em oncologia é um dos mais conhecidos. No entanto, não existe uma avaliação da eficácia desse programa na área de perinatologia. Objetivo: Avaliar a efetividade da comunicação de más notícias para pacientes simulados em residentes da tocoginecologia, pediatria e neonatologia após treinamento no modelo SPIKES comparativamente aos residentes que não participaram do programa. Sujeitos e Método: Será realizado um ensaio clínico aleatorizado com todos os residentes dos programas de ginecologia, obstetrícia, pediatria e neonatologia do CAISM, de primeiro, segundo, terceiro e quarto ano, distribuídos aleatoriamente em dois grupos: participantes do programa SPIKES e não participantes do programa SPIKES. Ao final da coleta e análise dos dados o mesmo programa SPIKES será oferecido ao grupo controle. Análise de dados: As variáveis estudadas serão: avaliação do desempenho na consulta simulada 1 comparada com a avaliação da consulta simulada 2 para os dois grupos: intervenção e controle além da comparação entre os dois grupos para ambas as consultas simuladas. Os testes estatísticos utilizados serão Qui-quadrado e t-student. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SILVIA VELLUTINI SETUBAL; MARIA ÂNGELA REIS GOES MONTEIRO ANTONIO; ELIANA MARTORANO AMARAL; JOHN BOULET. Aprimoramento das habilidades de residentes em perinatologia para comunicar más notícias: um estudo de intervenção randomizado. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 40, n. 3, p. 137-146, . (13/24185-0)
VELLUTINI SETUBAL, MARIA SILVIA; GOES MONTEIRO ANTONIO, MARIA ANGELA REIS; AMARAL, ELIANA MARTORANO; BOULET, JOHN. Improving Perinatology Residents' Skills in Breaking Bad News: A Randomized Intervention Study. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 40, n. 3, p. 137-146, . (13/24185-0)
VELLUTINI SETUBAL, MARIA SILVIA; GONCALVES, ANDREA VASCONCELOS; ROCHA, SHEYLA RIBEIRO; AMARAL, ELIANA MARTORANO. Programa de treinamento para comunicação de más notícias baseado em revisão de vídeos e na estratégia SPIKES: o que pensam os residentes de perinatologia?. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 39, n. 10, p. 552-559, . (13/24185-0)