Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizando a simulação para a implementação do protocolo de atendimento ao paciente suspeito do COVID-19

Resumo

A simulação clínica tem um papel fundamental na atualização e treinamento de novos protocolos. Com o rápido crescimento do contágio do COVID-19 é de extrema importância a capacitação dos profissionais de saúde que irão atender os pacientes supostamente contaminados com COVID-19. Dessa forma, foi criado um treinamento simulado que visa a implementação do novo protocolo de atendimento de pacientes com suspeição do COVID-19 para todos os profissionais de saúde que trabalham no Hospital das Clínicas da Unicamp. Apesar da importância do treinamento, é necessário investigar se esse está sendo eficaz para aquisição de conhecimento, habilidade e a percepção de se sentir capaz frente ao atendimento, relacionamento com os colegas, autonomia e competência. Objetivo: Esse estudo tem como objetivo investigar a eficácia no treinamento simulado para o COVID-19 na aquisição de conhecimento, habilidade e o sentimento de se sentir capaz frente ao atendimento, relacionamento com os colegas, autonomia e competência do profissional de saúde. Método: este estudo observacional de campo incluirá profissionais da área de saúde do Hospital das Clínicas da Unicamp que aceitem participar da pesquisa. Os profissionais de saúde responderão a dois questionários antes e depois do treinamento. O primeiro questionário conterá 20 questões de conhecimento sobre o protocolo do COVID-19. O segundo questionário conterá 14 questões referentes a autoeficácia, ou seja, quanto o profissional se sente capaz de fazer uma atividade, autonomia, relação com a equipe e competência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, THIAGO MARTINS; DOS SANTOS PEDROSA, RAFAELA BATISTA; DOS SANTOS CARVALHO, DANIELLE RACHEL; FRANCO, MARIO HENRIQUE; GOMES SILVA, JULIANY LINO; FRANCI, DANIEL; DE JORGE, BRUNO; MUNHOZ, DANIEL; CALDERAN, THIAGO; GUERRA GRANGEIA, TIAGO DE ARAUJO; et al. Implementing healthcare professionals' training during COVID-19: a pre and post-test design for simulation training. São Paulo Medical Journal, v. 139, n. 5, p. 514-519, . (20/04909-7, 20/07132-3)
BASTOS, RODRIGO ALMEIDA; CARVALHO, DANIELLE RACHEL DOS SANTOS; BRANDAO, CAROLINA FELIPE SOARES; BERGAMASCO, ELLEN CRISTINA; SANDARS, JOHN; CECILIO-FERNANDES, DARIO. olutions, enablers and barriers to online learning in clinical medical education during the first year of the Covid19 pandemic: A rapid revie. MEDICAL TEACHER, v. 44, n. 2, . (20/04909-7, 20/14084-5, 20/07132-3, 18/15642-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.