Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre coletores ativo e passivo na determinação da toxicidade equivalente da atmosfera em relação a dioxinas, furanos e bifenilas policloradas toxicologicamente similares às dioxinas

Processo: 14/00745-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:João Vicente de Assunção
Beneficiário:João Vicente de Assunção
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Furanos  Poluição atmosférica  Dioxinas  Poluição do ar  Bifenilos policlorados  Toxicidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifenilas policloradas | dioxinas | dl-PCB | Furanos | Poluição atmosférica | toxicidade equivalente | Poluição do Ar

Resumo

Dioxinas, furanos e bifenilas policloradas são poluentes com grande potencial de impacto na saúde humana, incluindo aumento na incidência de câncer, efeitos ao neurodesenvolvimento, lesões dérmicas e alterações hormonais. A atmosfera urbana foi recentemente declarada de risco carcinogênico pela OMS,mostrando a importância de sua caracterização. O monitoramento com métodos de coleta ativa é de custo elevado, sendo pouco disponíveis as comparações com métodos passivos que validem a substituição. Objetivos: Verificar a equivalência de resultados de concentrações de dioxinas, furanos e dl-PCB, obtidas com técnicas de coleta ativa e passiva; verificar possibilidade de uso do método passivo para monitoramento de médio prazo; caracterizar a toxicidade equivalente das atmosferas estudadas. Método: Coletas ativas de até 7 dias pelo Método TO-09 da US.EPA, e por tempo de exposição máximo de 2 meses pelo método UNEP, para coletas passivas, em ambientes urbano, industrial e de background, durante 1 ano, com especiação e quantificação das 17 dioxinas e furanos mais tóxicos e dos 12 dl-PCB, por HRGC/HRMS; cálculo de toxicidade com base nos fatores de equivalência toxicológica da OMS de 2005. Resultados esperados: Caracterização da toxicidade equivalente da atmosfera em relação a dioxinas, furanos e dl-PCB em três locais: background, de baixas concentrações de poluentes, industrial com concentrações mais elevadas que o background e comparação desses resultados com aqueles encontrados em área urbana da cidade de São Paulo. Análise dos dois métodos de coleta e da aplicabilidade do método passivo para monitoramento desses compostos. Terá como benefício complementar o aumento do conhecimento sobre a concentração desses compostos nessasatmosferas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO, ANA PAULA; NARDOCCI, ADELAIDE CASSIA; TOMINAGA, MARIA YUMIKO; DA SILVA, CAMILA RODRIGUES; DE ASSUNCAO, JOAO VICENTE. Spatial and seasonal trends of polychlorinated dioxins, furans and dioxin-like polychlorinated biphenyls in air using passive and active samplers and inhalation risk assessment. ATMOSPHERIC POLLUTION RESEARCH, v. 8, n. 5, p. 979-987, . (14/00745-9, 13/20299-0)