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Disputas eleitorais no ciberespaço: estudo das redes sociais de internet nas eleições presidenciais de 2014 no Brasil

Processo: 14/06331-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Claudio Luis de Camargo Penteado
Beneficiário:Claudio Luis de Camargo Penteado
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Denise Hideko Goya ; Fabricio Olivetti de França
Bolsa(s) vinculada(s):14/22243-5 - Eleições: coleta, armazenamento e visualização, BP.TT
Assunto(s):Comportamento eleitoral  Campanha eleitoral  Eleições (processo político)  Marketing político  Redes complexas  Redes sociais  Internet 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento eleitoral | Eleições | Marketing político | Redes Complexas | Redes Sociais de Internet | Comportamento eleitoral em Redes Sociais

Resumo

O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar o comportamento dos usuários das Redes Redes Sociais de Internet (RSI) no contexto das eleições presidenciais de 2014, por meio do desenvolvimento de ferramentas computacionais de estudo de redes complexas. A rápida popularização das Redes Sociais de Internet tem produzido importantes transformações nas relações sociais, criando novas formas de sociabilidade mediadas por computadores. Nesse novo espaço de interação, diversos temas são debatidos por seus usuários que possuem um papel ativo na produção, transmissão e circulação de informações, tornando o processo comunicacional mais fluído e dinâmico. Em época eleitoral, o tema da política invade a vida cotidiana das pessoas e também ganham destaque dentro das RSI. Os militantes, os simpatizantes, as campanhas dos candidatos e mesmo o cidadão comum utilizam esse espaço de interatividade para promover um confronto de informações e contrainformações. Visando compreender o comportamento dos usuários de RSI, a pesquisa pretende desenvolver uma ferramenta computacional de extração e análise de informações de redes sociais voltada para estudar como elas são apropriadas por seus usuários durante a disputa eleitoral. Essa ferramenta tem a finalidade de caracterizar os usuários mais influentes, identificar a participação de grupos políticos e os temas mais populares. Por meio de um viés interdisciplinar, o projeto tem a intenção de contribuir nos estudos sobre comportamento eleitoral e marketing político dentro de uma nova configuração social na qual o ciberespaço se torna um campo de disputa política da Sociedade da Informação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, CASSIA DE SOUZA; DE FRANCA, FABRICIO OLIVETTI; GOYA, DENISE HIDEKO; DE CAMARGO PENTEADO, CLAUDIO LUIS; BUI, TX; SPRAGUE, RH. The People Have Spoken: Conflicting Brazilian Protests on Twitter. PROCEEDINGS OF THE 49TH ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES (HICSS 2016), v. N/A, p. 10-pg., . (14/06331-1)
CAMACHO DE OLIVEIRA, ERIC TADEU; DE FRANCA, FABRICIO OLIVETTI; GOYA, DENISE HIDEKO; DE CAMARGO PENTEADO, CLAUDIO LUIS; BUI, TX; SPRAGUE, RH. The Influence of Retweeting Robots During Brazilian Protests. PROCEEDINGS OF THE 49TH ANNUAL HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES (HICSS 2016), v. N/A, p. 9-pg., . (14/06331-1)