Busca avançada
Ano de início
Entree

O desempenho exportador de PMEs brasileiras: identificando as variáveis que afetam sua melhoria

Processo: 14/07400-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Silvia Novaes Zilber Turri
Beneficiário:Silvia Novaes Zilber Turri
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pequenas e médias empresas  Inovação  Desempenho organizacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade de inovação | desempenho exportador | experiência internacional | Pequenas e médias empresas | Inovação

Resumo

A despeito da relevância da exportação para a economia dos países, dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC, 2013) indicam o reduzido crescimento da participação brasileira nas exportações mundiais. Por outro lado, os dados também mostram um potencial não aproveitado no segmento de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), segmento este que poderia aumentar a inserção do Brasil nas vendas mundiais, tendo em vista que, apesar deste segmento representar cerca de 50,70% dos exportadores brasileiros, a sua participação no valor total exportado pelo Brasil é de apenas pouco mais de 4% (MDIC, 2013). Contrastando com a realidade brasileira, as PMEs chinesas são responsáveis por mais da metade das exportações de seu país (CARDOSA et al., 2013), o que é um indicativo da importância das empresas de menor porte para a economia desse país emergente, atualmente, maior exportador mundial (MDIC, 2013). Visitando a literatura acadêmica sobre as variáveis intervenientes no processo de melhora de desempenho exportador, verifica-se que tanto a capacidade de inovação quanto a experiência internacional poderiam contribuir para melhorar esse desempenho de PMEs brasileiras; porém, ainda não existe consenso sobre como mensurar esses constructos, nem sobre qual deles seria mais relevante para a melhoria de desempenho exportador de PMEs. Sendo assim, este projeto tem como objetivo analisar o impacto da capacidade de inovação e da experiência internacional sobre o desempenho exportador de PMEs brasileiras, por meio de uma pesquisa quantitativa com PMEs do estado de São Paulo. Ao final do projeto, entre outras contribuições, espera-se propor um modelo teórico que reflita o contexto exportador de um país emergente, aplicando-o e testando-o numa amostra significativa e representativa de PMEs. Também se pretende contribuir com a identificação de variáveis intervenientes que possam garantir que o desempenho exportador seja melhorado. A contribuição da presente pesquisa também reside em recomendações que se poderá enviar a formuladores de políticas públicas voltadas à exportação que tratem da melhoria da competitividade do segmento de PMEs, sugerindo ações efetivas para melhora de seu desempenho exportador, recomendadas a partir dos resultados encontrados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OURA, MAURICIO MASSAO; ZILBER, SILVIA NOVAES; LOPES, EVANDRO LUIZ. Innovation capacity, international experience and export performance of SMEs in Brazil. INTERNATIONAL BUSINESS REVIEW, v. 25, n. 4, p. 921-932, . (14/07400-7)