Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da discrepância posterior na severidade da mordida aberta anterior

Processo: 14/23771-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Guilherme dos Reis Pereira Janson
Beneficiário:Arón Aliaga Del Castillo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mordida aberta   Má oclusão   Dente molar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apinhamento Dentário | mordida aberta anterior | Ortodontia

Resumo

Introdução: A mordida aberta anterior é considerada um desafio para o ortodontista. Existem especulações de que quando os terceiros molares não tem espaço suficiente para irromper ou não tem uma direção normal de erupção, existe discrepância posterior que pode produzir extrusão dos molares, além de angulação mesial dos dentes posteriores, alterando assim a intercuspidação dentária podendo agravar a expressão da mordida aberta anterior. Por isso é necessário avaliar essa influência para planejar estratégias de tratamento desde o início da terapia ortodôntica. Objetivos: O objetivo principal é avaliar a influência da discrepância posterior na severidade da mordida aberta anterior em indivíduos com mordida aberta anterior não tratados. Como objetivo secundário se avaliará a influência da discrepância posterior sobre as angulações e alturas dos primeiros e segundos molares nos mesmos indivíduos. Material e métodos: A amostra consistirá de 80 telerradiografias de pacientes com mordida aberta anterior da disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru. Para avaliar o erro sistemático será utilizado o teste T dependente e para o erro casual a fórmula de Dahlberg. A distribuição normal das amostras será avaliada pelo teste Kolmogorov-Smirnov. Verificada a normalidade, será utilizada a análise de regressão linear múltipla para avaliar a influência da discrepância posterior no overbite, nas angulações e nas alturas dos primeiros e segundos molares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALIAGA-DEL CASTILLO, ARON; JANSON, GUILHERME; ERNESTO ARRIOLA-GUILLEN, LUIS; LARANJEIRA, VINICIUS; GARIB, DANIELA. Effect of posterior space discrepancy and third molar angulation on anterior overbite. AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS, v. 154, n. 4, p. 477-486, . (14/23771-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTILLO, Arón Aliaga Del. Influência da discrepância posterior na severidade da mordida aberta anterior. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.