Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da vitamina D e da inflamação na remodelação cardíaca de pacientes com Artrite reumatoide

Processo: 14/24132-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Paula Schmidt Azevedo Gaiolla
Beneficiário:Karina Lie Utiaque Narimatsu
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina D   Avaliação nutricional   Artrite reumatoide   Inflamação   Remodelação ventricular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artrite reumatóide | avaliação nutricional | Inflamação | vitamina D | Clínica Médica

Resumo

Artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória crônica que acomete não apenas articulações, mas também outros órgãos e sistemas, como o coração. O principal mecanismo fisiopatológico envolvido nas lesões que acompanham a AR é a inflamação. Desta forma observa-se aumento de citocinas como TNF-Alfa, interleucina-6, interleucina-1, entre outros, em pacientes portadores desta doença. Atualmente tem sido reconhecido que pacientes com AR tem aumento de mortalidade e morbidade por doenças cardiovasculares. Mais de 50% do excesso de mortalidade na AR é atribuída a doenças cardiovasculares. A elevação dos níveis de mediadores inflamatórios é apontada como um dos responsáveis pelo aumento de aterosclerose e de risco cardiovascular em pacientes com AR. Adicionalmente, a inflamação pode estar associada à remodelação cardíaca, independentemente dos efeitos vasculares da aterosclerose. Nesta condição, a inflamação pode favorecer, por exemplo, hipertrofia, apoptose, dilatação do coração, na ausência de insuficiência coronariana. Entretanto, a associação entre níveis de citocinas inflamatórias e remodelação cardíaca, no paciente com artrite reumatóide, ainda permanece por ser elucidado. Outro ponto importante é que a deficiência de vitamina D, comum em pacientes com AR, pode estar associada à inflamação e à atividade da doença. Adicionalmente, a deficiência de vitamina D participa de várias vias que podem levar à remodelação cardíaca. Desta forma, o objetivo deste trabalho é estudar a influência de marcadores de inflamação e concentrações de vitamina D sobre morfologia e função cardíaca de pacientes portadores de artrite reumatóide.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, ANDREA A. P.; LAZZARIN, TALINE; PEREIRA, FILIPE W. L.; BACCARO, ANTONIO; ROCHA, OSWALDO M.; NARIMATSU, KARINA L.; SOUZA, JULI T.; MODESTO, PAMELA N.; BAZAN, SILMEIA GARCIA ZANATI; TANNI, SUZANA E.; et al. Serum Vitamin D Levels, Disease Activity Score-28 for Rheumatoid Arthritis with C-Reactive Protein (DAS28-CRP), and Cardiac Remodeling Determined by Ventricular Dimensions and Left Atrium Diameter in Patients with Rheumatoid Arthritis: A Prospective Observational Study. Medical Science Monitor, v. 29, p. 7-pg., . (14/24132-6)