Busca avançada
Ano de início
Entree

Provisão de bens públicos e gerenciamento de recursos comuns: evidências de experimentos de laboratório e campo

Processo: 15/03480-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Sylvia Macchione Saes
Beneficiário:Matheus Albergaria de Magalhães
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bens públicos   Ação coletiva   Redes sociais (grupos sociais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação coletiva | Bens públicos | Economia experimental | Recursos Comuns | redes sociais | Tragédia dos Comuns | Economia das Organizações (Estratégia)

Resumo

O objetivo do presente projeto de pesquisa é apresentar uma proposta de tese de doutorado onde são analisadas situações relacionadas à possibilidade de ação coletiva em distintos contextos. Para tanto, será feita inicialmente uma revisão da literatura voltada para a utilização de experimentos em Ciências Sociais Aplicadas, com destaque para as áreas de Administração e Economia das Organizações. Adicionalmente, serão realizados experimentos de laboratório e campo relacionados a temas de ação coletiva, como provisão de bens públicos e gerenciamento de recursos comuns em distintos ambientes (faculdades, cooperativas agrícolas e assentamentos rurais). A análise será focada em aspectos dos comportamentos dos indivíduos e grupos estudados, com especial ênfase sobre a formação de redes sociais e seus potencias impactos em termos coletivos. A partir da realização destes experimentos, objetiva-se prover uma detalhada análise dos resultados obtidos, atentando para a eventual ocorrência de diferenças entre os ambientes considerados. Especificamente, busca-se testar a seguinte hipótese: resultados obtidos em experimentos de laboratório podem ser diretamente estendidos para o campo organizacional? A principal vantagem de realização de experimentos em distintos contextos é a possibilidade de verificação da robustez de alguns resultados reportados em outras situações, atentando-se para a eventual ocorrência de diferenças institucionais relacionadas ao cenário nacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERGARIA, MATHEUS; SAES, MARIA SYLVIA. Measuring externalities in an information commons: the case of libraries. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 192, p. 855-863, . (15/03480-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHÃES, Matheus Albergaria de. Multas, externalidades e custos de transação: ensaios sobre gerenciamento de recursos comuns. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.