Busca avançada
Ano de início
Entree

Potência transformadora ou obstáculo para a mudança - A União Europeia e a suas políticas na América Central

Processo: 15/06849-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 09 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Kai Enno Lehmann
Beneficiário:Kai Enno Lehmann
Pesquisador Anfitrião: Sabine Kurtenbach
Instituição Sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: German Institute of Global and Area Studies (GIGA), Alemanha  
Assunto(s):América Central   Conflitos   União Europeia   Regionalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Central | Conflitos | Construção de estados | Regionalismo | União Européia | Regionalismo e conflitos

Resumo

Para a União Europeia (EU), os acordos de paz fechados na América Central durante os anos 80 são um dos grandes sucessos da sua política externa e um dos principais fatores que explicam a tentativa de exportar o 'modelo Europa' para o mundo como uma maneira de resolver conflitos regionais fora da sua própria vizinhança. Porém, apesar de um investimento considerável em termos financeiros e políticos, a União Europeia não tem sido bem sucedida em transformar os países da América Central em países prósperos, seguros e democráticos. Em nenhum lugar isso fica mais evidente do que em Honduras, o país mais violento do mundo com exceção dos países em guerra, além de ser um dos mais pobres e corruptos.Utilizando Honduras como um estudo de caso, o projeto vai perguntar por que a União Europeia não tem conseguido usar o seu 'modelo Europa' para tornar a América Central uma região de estados viáveis. A hipótese principal a ser testada afirma que as políticas da UE na América Central não irão alcançar os seus objetivos porque elas não se adequam à complexidade dos problemas enfrentados. O projeto terá uma abordagem alternativa - 'Human Systems Dynamics', baseados nos conceitos da Complexidade- através da qual reinterpretará os problemas da América Central e fará sugestões concretas sobre como enfrentar os mesmos. Levando em consideração que muitos desses problemas - como a fraca governança, o tráfico de drogas, violência etc - possuem um impacto na América do Sul, esse projeto é altamente relevante para analistas e políticos nessa na região.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)