Busca avançada
Ano de início
Entree

Intervenção multimodal de enfermagem para reduzir sintomas relacionados ao tratamento do câncer

Processo: 15/10308-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marina de Góes Salvetti
Beneficiário:Marina de Góes Salvetti
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sinais e sintomas  Neoplasias 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Neoplasias | Prática Avançada em Enfermagem | sintomas | Controle de Sintomas

Resumo

Trata-se de um ensaio clínico randomizado com grupo experimental e grupo controle que será desenvolvido no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Estima-se que serão incluídos no estudo 180 pacientes com câncer em fase inicial de tratamento, divididos em dois grupos (experimental e controle). A amostra, no entanto, será calculada após a realização de estudo piloto que incluirá 30 pacientes em cada grupo. Os pacientes dos dois grupos serão avaliados antes do início do estudo e reavaliados ao final da intervenção e 3 meses após. A intervenção pretende reduzir sintomas comuns em pacientes em tratamento para o câncer (dor, fadiga, náusea, constipação, diarréia, ansiedade, tristeza crônica e padrão do sono prejudicado) e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Os sintomas elencados como objeto da intervenção se caracterizam como diagnósticos de enfermagem e, portanto, são passíveis de intervenções de enfermagem. A intervenção é considerada multimodal, pois inclui dois ou mais componentes, que interagem entre si. Os principais componentes da intervenção são: educação sobre a doença e o manejo de sintomas, técnicas de resolução de problemas e técnicas de relaxamento. A proposta de intervenção multimodal de enfermagem foi estruturada com base na classificação das intervenções de enfermagem relacionadas aos diagnósticos de enfermagem comuns em pacientes que recebem quimioterapia. A intervenção será realizada em grupos de 10 a 15 pacientes e aplicada por enfermeiros, com auxílio de acadêmicos de enfermagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALVETTI, MARINA DE GOES; TEIXEIRA DONATO, SUZANA CRISTINA; PEREIRA MACHADO, CAROLINE SILVA; DE ALMEIDA, NATALIA GONDIM; DOS SANTOS, DANIELA VIVAS; KURITA, GEANA PAULA. Psychoeducational Nursing Intervention for Symptom Management in Cancer Patients: A Randomized Clinical Trial. ASIA-PACIFIC JOURNAL OF ONCOLOGY NURSING, v. 8, n. 2, p. 156-163, . (15/10308-8)
MARINA DE GÓES SALVETTI; CAROLINE SILVA PEREIRA MACHADO; SUZANA CRISTINA TEIXEIRA DONATO; ADRIANA MARQUES DA SILVA. Prevalência de sintomas e qualidade de vida de pacientes com câncer. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, . (15/10308-8)