Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do ensaio de jar test utilizando-se técnicas quimiométricas

Processo: 15/14137-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Enelton Fagnani
Beneficiário:Priscila Morgon Arruda
Instituição Sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiometria   Planejamento de experimentos   Estações de tratamento de água   Tratamento de água   Abastecimento de água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:otimização de metodologias analíticas | planejamento experimental | superficie de resposta | Tratamento de água para abastecimento | Otimização de técnicas analíticas voltadas a amostras de interesse ambiental

Resumo

O teste de jarros (Jar test) é um procedimento essencial na caracterização de águas de abastecimento. As condições operacionais para o tratamento convencional que ocorrem na estação de tratamento de águas (ETE), como tipo e concentração de agente coagulante, tempo de mistura rápida, tempo de mistura lenta e tempo de decantação são simuladas em reatores estáticos. São necessários em torno de 90 resultados para se construir o diagrama de coagulação com as curvas de isovalor. O objetivo do trabalho é a otimização e a redução no número de ensaios necessários, utilizando-se técnicas quimiométricas de planejamento experimental e a construção de superfícies de resposta, resultando em economia de tempo e recursos, além da minimização na geração de resíduos químicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARRUDA, PRISCILA MORGON; PEREIRA-FILHO, EDENIR RODRIGUES; LIBANIO, MARCELO; FAGNANI, ENELTON. Response surface methodology applied to tropical freshwater treatment. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY, v. 41, n. 7, p. 901-911, . (15/14137-3)